Dicas de leitura, Literatura

Romance nacional propõe viagem à Idade Média

O escriba de Granada, terceiro romance do escritor Gilberto Abrão, será lançado agora em março, pela Companhia Editora Nacional. A obra mescla fatos reais com uma trama ficcional e amarra duas histórias paralelas vividas uma nos dias atuais e a outra na Idade Média, mais especificamente, em Granada (Espanha).

A história contemporânea é a de Jorge, um funcionário público brasileiro amargurado com a vida e sem propósito, que é extremamente conservador e preconceituoso. Já na Idade Média, durante a unificação da Espanha, sob o reinado dos “reis católicos” (leia-se Fernando de Aragão e Isabel de Castela), o leitor acompanha a vida de Abul Qacem, último escriba de Granada, que vive um tórrido e intenso romance proibido com a sultana Aisha, enquanto testemunha a queda de Granada.

Quem é –  Gilberto Abrão nasceu no Brasil, em Curitiba, mas seus pais são imigrantes sírios. Dos 10 aos 14 anos, viveu no Líbano, onde estudou religião muçulmana, a língua e a cultura árabe. Por falar inglês e árabe fluentemente, prestou serviços militares na Faixa de Gaza, nos anos 1960, pelas Forças de Emergência das Nações Unidas. Foi ainda colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre e nos últimos anos se aprofundou no entendimento dos conflitos entre palestinos e israelenses.

Ficha Técnica:

escriba de granadaO escriba de Granada

Autor: Gilberto Abrão

Companhia Editora Nacional

360 páginas

Preço: R$ 37,90

*Com informações enviadas pela editora

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s