A partir do tema mulheres e ficção, a escritora Virginia Woolf delineia a situação do sexo feminino frente às diferenças de gênero atribuídas pela sociedade e sua relação com a ficção. O tema é abordado no ensaio Um teto todo seu, fundamentado em palestras proferidas por Woolf em 1928.
O livro chega ao Brasil pela Editora Tordesilhas e a edição é acompanhada de uma seleção de trechos dos diários da escritora, cronologia de sua vida e obra; além de um posfácio assinado pela crítica literária Noemi Jaffe, colaboradora da Folha de S. Paulo.
Em Um teto todo seu, Virginia Woolf pontua em que medida a posição que a mulher ocupa na sociedade acarreta dificuldades para a expressão livre de seu pensamento, para que essa expressão seja transformada em uma escrita sem sujeição e, finalmente, para que essa escrita seja recebida com consideração, em vez da indiferença comumente reservada.
Quem é – Virginia Woolf nasceu na Inglaterra, em 1882. Filha de Leslie Stephen, editor da prestigiosa Cornhill Magazine, foi apresentada às letras ainda criança, instruída informalmente. Colaborou com o Times Literary Suplement, foi membro proeminente do Grupo de Bloomsbury, formado por intelectuais e artistas britânicos no começo do século XX, e escreveu diversas resenhas e artigos. Em sua produção como romancista, constam títulos de valor literário excepcional como Mrs. Dalloway, Ao farol e As ondas. Fundou junto com o marido, Leonard Woolf, a editora Hogarth Press, que publicou autores como T.S. Eliot. Em 1941, após anos de depressão, suicidou-se por afogamento.
Ficha Técnica:
Autora: Virgínia Woolf
Editora: Tordesilhas
240 páginas
Preço: R$ 34,00
*Informações enviadas pela própria editora
“Um teto todo seu” é minha maior referência sobre Virginia Woolf. A leitura é magnífica e, apesar de se tratar de ensaios, fluída.