Embalada pelo lançamento de Maleficent (Malévola, no Brasil), filme que contará uma nova versão de A Bela Adormecida pelo ponto de vista da “bruxa”, estrelado por Angelina Jolie e que chegará aos cinemas em maio próximo, a trilogia Encantada, de Sarah Pinborough, chega às livrarias prometendo subverter a lógica clássica dos contos de fadas.
Em Veneno, Feitiço e Poder, respectivamente, são recontadas as histórias de Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida. A coleção é publicada no Brasil pela Única Editora.
Sarah Pinborough, usando de um realismo cínico e passagens fortes, leva o leitor a questionar quem são os verdadeiros mocinhos e vilões das tramas. Em Veneno, a autora apresenta a princesa Branca de Neve como uma jovem atrevida, voluptuosa e instigante, que prefere beber cerveja com seus amigos anões a comportar-se como uma dama da realeza. Já Feitiço traz a história de uma Cinderela ambiciosa, que não mede esforços para conseguir o que quer. E, finalmente, em Poder, livro que fecha a trilogia, temos a Bela Adormecida com um feitiço muito mais maligno do que seu sono de cem anos.
O objetivo da série é desconstruir os tradicionais clássicos e dar a eles traços mais humanos e contemporâneos. Com as histórias, a escritora entra no íntimo dos vilões e exibe detalhes de suas vidas, mostrando que no fundo não são tão maus assim.
Vale lembrar que a ideia de contar tramas clássicas redimindo os vilões não é novidade. Gente como Neil Gaiman, conterrâneo de Sarah Pinborough, já fez isso e transformou Branca de Neve em uma perversa vampira que escraviza o reino. Descrever a princesa dos cabelos de ébano, de pele pálida e faces coradas, como uma guerreira também não é a reinvenção da roda. O brasileiro Alexandre Callari tem um conto bem interessante sobre isso. As muitas versões de Branca de Neve, inclusive, foi tema de uma coletânea reunida por Callari e já comentada aqui no blog (relembre o post).
Quem é – Sarah Pinborough é romancista e roteirista. Autora best-seller na Inglaterra, trabalhou na BBC para a série New Tricks e os direitos de sua trilogia The Dog-FacedGods foi adquirida para virar série de TV. Também está desenvolvendo um filme de terror chamado Cracked. Como autora, venceu os prêmios British Fantasy Award, por melhor conto, em 2008, e o British Fantasy Award para melhor romance, em 2010, com o livro The Language of The Dying. Sarah vive em Londres e se dedica exclusivamente à escrita.
Ficha Técnica:
Trilogia Encantada
Autora: Sarah Pinborough
Selo: Única Editora /Ficção
Volume 01 – Veneno
224 páginas
Volume 2 – Feitiço
248 páginas
224 páginas
Preço por volume: R$ 34,90
*Informações sobre os livros fornecidas pela própria editora