Dicas de leitura, Literatura

Série reconta histórias de fadas com pegada pop

Embalada pelo lançamento de Maleficent (Malévola, no Brasil), filme que contará uma nova versão de A Bela Adormecida pelo ponto de vista da “bruxa”, estrelado por Angelina Jolie e que chegará aos cinemas em maio próximo, a trilogia Encantada, de Sarah Pinborough, chega às livrarias prometendo subverter a lógica clássica dos contos de fadas.

Em Veneno, Feitiço e Poder, respectivamente, são recontadas as histórias de Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida. A coleção é publicada no Brasil pela Única Editora.

Angelina Jolie como Malévola
Angelina Jolie como Malévola

Sarah Pinborough, usando de um realismo cínico e passagens fortes, leva o leitor a questionar quem são os verdadeiros mocinhos e vilões das tramas. Em Veneno, a autora apresenta a princesa Branca de Neve como uma jovem atrevida, voluptuosa e instigante, que prefere beber cerveja com seus amigos anões a comportar-se como uma dama da realeza. Já Feitiço traz a história de uma Cinderela ambiciosa, que não mede esforços para conseguir o que quer. E, finalmente, em Poder, livro que fecha a trilogia, temos a Bela Adormecida com um feitiço muito mais maligno do que seu sono de cem anos.

feitiçoO objetivo da série é desconstruir os tradicionais clássicos e dar a eles traços mais humanos e contemporâneos. Com as histórias, a escritora entra no íntimo dos vilões e exibe detalhes de suas vidas, mostrando que no fundo não são tão maus assim.

Vale lembrar que a ideia de contar tramas clássicas redimindo os vilões não é novidade. Gente como Neil Gaiman, conterrâneo de Sarah Pinborough, já fez isso e transformou Branca de Neve em uma perversa vampira que escraviza o reino. Descrever a princesa dos cabelos de ébano, de pele pálida e faces coradas, como uma guerreira também não é a reinvenção da roda. O brasileiro Alexandre Callari tem um conto bem interessante sobre isso. As muitas versões de Branca de Neve, inclusive, foi tema de uma coletânea reunida por Callari e já comentada aqui no blog (relembre o post).

VenenoQuem é – Sarah Pinborough é romancista e roteirista. Autora best-seller na Inglaterra, trabalhou na BBC para a série New Tricks e os direitos de sua trilogia The Dog-FacedGods foi adquirida para virar série de TV. Também está desenvolvendo um filme de terror chamado Cracked. Como autora, venceu os prêmios British Fantasy Award, por melhor conto, em 2008, e o British Fantasy Award para melhor romance, em 2010, com o livro The Language of The Dying. Sarah vive em Londres e se dedica exclusivamente à escrita.

Ficha Técnica:

Trilogia Encantada

Autora: Sarah Pinborough

Selo: Única Editora /Ficção

Volume 01 – Veneno

224 páginas

Volume 2 – Feitiço

248 páginas

Sem título-2Volume 3 – Poder

224 páginas

Preço por volume: R$ 34,90

*Informações sobre os livros fornecidas pela própria editora

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s