A Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Itália), que acontece de 24 a 27 de março, terá a presença de 28 editoras brasileiras, entre elas a baiana Solisluna, em um estande coletivo organizado pela CBL – Câmara Brasileira do Livro, por meio do Brazilian Publishers, projeto desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A presença do país na Itália está a cargo dos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O Brazilian Publishers também está editando um catálogo – em versões impressa e digital –, com as obras que as 28 participantes irão comercializar em Bolonha.
Além da Solisluna, as outras editoras do estande Brazilian Publishers (CBL/Apex-Brasil) são: Elementar, Dedo de Prosa, Girassol, Companhia das Letrinhas, Escala Educacional/Lafonte, FTD, Pallas, Cosac Naify, Cortez, Dash Editora, Panda Books, Globo Livros, Jujuba Editora, Edições SM, Ática, Scipione, Positivo, Todolivro, Rideel, Callis, Melhoramentos, Autores Associados, Mar de Ideias, DSOP, Mauricio de Sousa Editora, Fama e Napoleão.
O projeto Brazilian Publishers existe desde 2008 e, atualmente, conta com a participação de 67 editoras dos segmentos Infanto-juvenil, Científico, Técnico e Profissional, Religioso e Obras Gerais. O objetivo do BP é incentivar a venda de direitos autorais e de livros, por meio da participação das editoras nacionais nas principais feiras internacionais, promover a vinda de compradores e formadores de opinião ao país, fomentar a capacitação dos empresários e realizar estudos de inteligência comercial e prospecção de mercados.
*Com informações da CBL