Eventos, Literatura

Encontro discute Jorge Amado e literatura contemporânea

Jorge Amado

De 10 a 13 de dezembro acontece em Salvador o Jorge + 100, evento literário que discutirá a herança do autor de Mar Morto e Tenda dos Milagres, entre outros romances; além da literatura contemporânea da Bahia. O evento acontecerá no Centro Cultural dos Correios (Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho), com entrada gratuíta.

O Jorge + 100 reunirá escritores e especialistas em literatura para debater temas que vão desde as ruas de Salvador como inspiração até os mitos da baianidade. Já confirmaram presença os autores Antônio Torres, recém-eleito para a Academia Brasileira de Letras, Liv Sovik, pesquisadora de temas multiculturais, e a atriz e poeta Elisa Lucinda.

A semana literária terá ainda a presença de Antônio Carlos Sobrinho, Aurélio Schommer, Carlos Barbosa, Daniel Lisboa, Dênisson Padilha Filho, Fernando Conceição, Herculano Neto, James Martins, Lande Onawale, Marcelino Freire e Paulo Dourado.

Palestrantes e mediadores vão abordar as heranças literárias de Jorge Amado e também a produção de escritores da geração posterior a ele. O escritor baiano foi tema de uma reportagem da Época desta semana (número 810) sobre o período em que militou no Partido Comunista, chegando a exercer mandato de deputado. Uma caixa com material inédito de Jorge Amado, escrito na época em que ele militava, nos anos 40, foi encontrada na Argentina e agora é objeto de estudo sobre uma das partes menos conhecidas da biografia do autor. No acervo estão poemas, um romance inacabado batizado de Agonia da Noite (que depois daria nome a outro romance, esse finalizando e integrante da trilogia Os subterrâneos da Liberdade) e peças de teatro com teor político-partidário.

No evento Jorge + 100, uma das mesas redondas, Socialistas, graças a Deus, discutirá engajamento e literatura. Outros debates serão: Mulheres da Bahia, que terá participação das poetas Katia Borges, Rita Santana e Elisa Lucinda, com mediação de Renata Rocha; Terras do sem fim, mediada pela escritora e presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Myriam Fraga; A cor da Bahia, Nas ruas de Salvador e Crenças e Mistérios, mediadas, respectivamente, por Márcio Mattos, João Paulo Cuenca e Fernando Guerreiro.

Antes dos debates haverá ainda apresentação de uma dupla de atores que farão stand-up literário. Nos dias 14 e 15, encerrando o evento, estão programadas atividades com alunos da rede pública de ensino de Salvador.

O evento tem realização do Ministério da Cultura, apoio da Fundação Casa de Jorge Amado, organização da produtora Canto de Ideias e patrocínio dos Correios.

Anote na agenda:

O quê – Jorge + 100

Quando – de 10 a 13 de dezembro de 2013, das 19h às 21h (terça e sexta) e 14h às 21h (quarta e quinta-feira)

Onde – Centro Cultural dos Correios (Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador)

Quanto – Entrada gratuita e lotação sujeita à capacidade do auditório

Acesse a programação completa no site: jorgemais100.com.br

*Fonte da imagem: O2 Filmes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s