– Senhora, para dar prosseguimento à sua solicitação, terei de checar alguns dados, ok? Aviso que a nossa conversa estará sendo gravada
– Ok!
– Seu nome completo? Por favor!
– Fulana de tal e qual
– O número do seu CPF e do seu RG
– O CPF é 0000 e o RG 0000
– Pode confirmar seu endereço residencial completo, com CEP?
– Rua tal, número qual, edf beltrano, apt x, bairro y e Cep 0000
– Por último, a senhora pode me confirmar sua data de nascimento, com dia, mês e ano?
– Nasci no dia x, do mês das frutas, no ano de xxxx
– Sua data de nascimento não confere, senhora!
– Como não!? A data que consta no meu registro de nascimento é essa!
– Aqui consta outra data, senhora!
– Moça, eu nasci nessa data que acabei de lhe dizer. Há 39 anos comemoro aniversário nessa data, ela consta do meu registro e de todos os meus documentos!
– Mas no nosso cadastro não está constando essa data.
– Bom, provavelmente, o funcionário que fez meu cadastro se confundiu com a data. Vem cá, o que está errado é o dia, o mês ou o ano?
– O dia, senhora. O mês e o ano estão corretos.
– Então, filha, pelo amor de Deus! E os demais dados estão corretos?
– Sim, senhora. Todos os dados que a senhora passou conferem com aqueles que constam de nossos registros. Somente o dia de seu nascimento é que não confere
– Então é porque quem fez o meu cadastro se equivocou e anotou o dia errado. Porque como eu já te expliquei, meus documentos, RG e Certidão de Nascimento, constam exatamente essa data que eu te disse.
– É procendimento padrão checar todos os dados, senhora.
– Eu entendo e agradeço muito a preocupação com meus dados, isso mostra que vocês são competentes, que não vão passar meus dados para qualquer um. Com exceção talvez, do seu colega que errou o dia do meu nascimento e agora está me causando esse transtorno, vocês são competentes. Olha, você quer que eu te envie uma cópia digitalizada dos meus documentos? Assim o equívoco se esclarece.
– Não trabalhamos dessa forma, senhora. Vou dar seguimento à sua solicitação com base na confirmação dos outros dados. É que eu sou nova aqui e precisava ter certeza de que a senhora é a senhora mesma. E como a data não conferia…
– Entendo. Mas aproveitando que identificamos esse erro no meu cadastro, você pode fazer o favor de corrigir o dia do meu nascimento, para evitar um transtorno futuro?
– Meu setor não é o de cadastros, senhora, só o de checagem de dados. Assim que eu concluir sua solicitação, encaminho a senhora para o setor de cadastro e outro atendente vai estar cuidando disso para a senhora.
…
E foi nessa hora que desejei ter nascido na Pré-História. Antes da invenção do call center e da burocracia… Mil vezes enfrentar mamutes!