Autores, Literatura

Aleph relança 2001: Uma Odisseia no Espaço

2001

2001: Uma Odisseia no Espaço, clássico de ficção científica de Arthur C. Clarke, transformado em filme por Stanley Kubrick há 45 anos, ganhou uma reedição especial, em língua portuguesa, pela editora Aleph. O livro não era editado no Brasil há pelo menos uma década e chega às livrarias do país nesta segunda, dia 7.

Além de nova tradução minuciosa, feita por Fábio Fernandes (também tradutor de Neuromancer e Laranja Mecânica), o livro vem recheado de extras, como uma nota de Clarke na ocasião do falecimento do Stanley Kubrick; e as traduções dos contos A Sentinela e Encontro no Alvorecer, fundamentais na composição de 2001. A Aleph ainda preparou uma surpresa para os fãs: o volume é encadernado como uma referência ao icônico monolito alienígena que aparece nas primeiras cenas de 2001.

O filme – Considerado um dos mais importantes e influentes filmes da história do cinema, 2001: Uma Odisseia no Espaço teve o roteiro escrito a quatro mãos, pelo próprio Arthur C. Clarke e pelo cineasta Stanley Kubrick. O filme revolucionou a indústria do cinema com efeitos visuais pioneiros para a época. Uma curiosidade é que enquanto trabalhava com Kubrick nos detalhes do roteiro, Clarke escrevia, em paralelo, a versão mais extensa e detalhada da história, que foi lançada também em 1968.

Sinopse enviada pela editora:

No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macaco à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido. Uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas de cinema por Stanley Kubrick.

Quem é – Arthur C. Clarke nasceu em 16 de dezembro de 1917, na cidade de Minehead, em Somerset, Inglaterra. Desenvolveu desde cedo o interesse pela ciência e pela ficção científica. Após o ensino médio, mudou-se para Londres, onde se tornou membro da Sociedade Interplanetária Britânica e estudou Física e Matemática no King’s College. Em um artigo técnico escrito em 1945 para o periódico inglês Wireless World, ele apresentou os princípios da comunicação por satélite, os quais levariam aos sistemas hoje utilizados. Entre seus trabalhos mais notáveis estão O Fim da Infância, Encontro com Rama e 2001: Uma Odisseia no Espaço. Em 1956, Clarke mudou-se para o Sri Lanka, onde continuou a escrever seus livros e artigos. Viveu  lá até sua morte, em 19 março de 2008, aos 90 anos.

O primeiro encontro entre Clarke e Kubrick aconteceu em Nova York, em 1964. O cineasta mencionou que procurava uma maneira de fazer um filme sobre a relação do homem com o universo e Clarke ofereceu ao cineasta um de seus contos. Kubrick escolheu A Sentinela (The Sentinel) como material base para seu filme. Na procura de mais materiais para expandir o enredo do filme, os dois passaram o resto de 1964 lendo livros sobre ciência e antropologia e assistindo a filmes de ficção científica. Clarke e Kubrick passaram dois anos transformando A Sentinela em um livro, e depois em um roteiro para 2001.

De Arthur C. Clarke, a Aleph já publicou também Encontro com Rama e O Fim da Infância. Para 2014, está nos planos da editora lançar Fontes do Paraíso.

Ficha Técnica:

20012001: Uma Odisseia no Espaço

Autor: Arthur C. Clarke

Tradução: Fábio Fernandes

Editora Aleph

336 páginas

Preço de capa: R$ 54,00

*Com informações enviadas pela editora

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s