Cultura e Sociedade, Geral, Jornalismo, Literatura

Livro-reportagem discute homossexualidade e religião

Marília de Camargo César já atuou em diversos veículos de comunicação do país
Marília de Camargo César já atuou em diversos veículos de comunicação do país

A jornalista Marília de Camargo César, que em 2010 biografou a então candidata à presidência Marina Silva, resolveu meter a caneta em um assunto espinhoso: a relação entre homossexualidade e religião, mais especificamente, a cristã de inspiração evangélica. O resultado de dois anos de intensa pesquisa e dezenas de entrevistas com homossexuais e seus familiares, além de teólogos, pastores, psicólogos, sociólogos, historiadores e especialistas em ciências humanas, entre outras fontes, pode ser lido no recém-lançado livro-reportagem Entre a cruz e o arco-íris – a complexa relação dos cristãos com a homoafetividade, editado pela Gutemberg (Grupo Editorial Autêntica).

Marília é também autora de outro livro-reportagem sobre religião chamado Feridos em nome de Deus, onde narra histórias de pessoas que viveram problemas, foram magoadas ou sofreram danos físicos e/ou psíquicos por conta da religião. Segundo a autora, o tema de seu primeiro livro já abordava, só que sem muito aprofundamento, os conflitos entre orientação sexual e a prática religiosa mais radical.

Em Entre a cruz e o arco-íris, a autora esmiúça o tema e trabalha movida por algumas questões que envolvem desde a polêmica “cura gay” até ouvir homossexuais que querem expressar sua fé sem serem discriminados. O resultado é um panorama que mostra o máximo possível de todos os lados da questão e busca esclarecer a sociedade sobre o tema. De acordo com a autora, uma das constatações que ela fez ao longo da pesquisa é de que sobram equívocos de interpretação sobre o assunto:

“Acredito que as pessoas precisariam se informar mais sobre o assunto para fazer uma discussão fundamentada em fatos, e não em suposições. O tema está carregado de sofrimento oculto, de pré-conceitos, de ignorância, de pré-julgamentos de lado a lado. Há pouca tolerância e pouca disposição em ouvir o que o outro tem a dizer. Para os evangélicos, infelizmente, homossexualidade ainda é sinônimo de falta de caráter e de devassidão. E para a militância LGBT, infelizmente também, os evangélicos são ignorantes fanáticos que devem ser menosprezados apenas por professar sua fé (…). Há radicalismo de parte a parte e fica difícil reunir na mesma mesa esses debatedores”, analisa Marília em entrevista de divulgação da obra (leia aqui).

Completam o livro, depoimentos que vão desde gays que tentaram esconder sua condição para serem aceitos nas congregações, até aqueles que abdicaram da religião e abraçaram o ateísmo; ou ainda, os que decidiram se casar com mulheres ou mesmo viver em castidade. Outro ponto abordado no livro é sobre as igrejas inclusivas. Marília vai atrás de entrevistas com gente como o pastor norte-americano Troy Perry, que fundou nos Estados Unidos aquela que é tida como a primeira igreja inclusiva, nos anos 60, e que também é um dos pioneiros na organização das paradas-gay, eventos de afirmação da identidade LGBT.

Sinopse – Entre a cruz e o arco-íris – a complexa relação dos cristãos com a homoafetividade  é um mosaico de histórias profundamente humanas, que mostram, além de argumentos e discussões em torno de questões polêmicas, muitos conflitos e atitudes causadoras de sofrimento. É a riqueza de pontos de vista, no entanto, que lança mais luz à questão: leituras fundamentalistas do livro sagrado, leituras mais liberais da chamada teologia inclusiva, relatos de gays ateus, posturas dos que optaram pela castidade para professar sua religião, e opiniões de quem entende que fé tem pouco a ver com orientação sexual. A dúvida que pode emergir de uma discussão assim talvez consiga romper a casca rígida das certezas cristalizadas e definitivas, e origine uma nova visão de mundo com menos dor e mais humanidade…

Ficha Técnica:

livro entre a cruzEntre a cruz e o arco-íris

Autora: Marília de Camargo César

Editora Gutemberg / Grupo Editorial Autêntica

240 páginas

R$ 29,90

Anúncios

3 thoughts on “Livro-reportagem discute homossexualidade e religião”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s