Época – A cultura e a religião podem influenciar ações morais para o bem maior?
Peter Singer – Sim. Mas elas também podem influenciar ações morais para o pior. Há uma série de exemplos em que cultura e religião estimularam ideias nacionalistas, terrorismo e ódio. Não devemos depender de cultura e religião. A humanidade tem de usar a razão para encontrar maneiras melhores de resolver seus problemas.
Época – O senhor tem algum tipo de fé?
Singer – Não sou religioso. De muitas maneiras, a religião é usada para atitudes impensadas. Uma proporção grande de americanos acredita no criacionismo, descarta a evolução. É uma atitude errada e muito perigosa, que leva à rejeição da ciência em outros campos, como as mudanças climáticas.
Época – O mundo seria melhor sem religião?
Singer – Certamente seríamos melhores sem religiões que se consideram a única fonte da verdade e incitam o fanatismo. Mas elas estão espalhadas por todos os cantos. Provavelmente, conviveremos com diversos tipos de religião por muito tempo ainda. Então, que elas sejam mais humanísticas e abertas a evidências.
(Trecho de entrevista do filósofo australiano Peter Singer concedida à Revista Época, edição 796, de 26 de agosto de 2013)