Uma dica de leitura para os admiradores dos autores russos: Tolstói, a biografia, de Rosamund Bartlett, pesquisadora, tradutora e especialista em literatura russa, autora também da biografia de Anton Tchékhov, é um dos novos lançamentos da Biblioteca Azul.
O livro trata da vida do escritor russo desde a infância, no século XIX (ele nasceu em 1828), até sua morte, em novembro de 1910. Além da vida privada de Tolstói, Rosamund Bartlett se debruça sobre a concepção dos grandes romances do autor: Guerra e Paz (1869) e Ana Karenina (1877); e destrincha os diferentes períodos de sua vida, traçando paralelos com a sociedade russa de sua época.
Não ficam de fora informações pouco conhecidas, como histórias de antepassados que serviram de modelo aos personagens dos seus romances, bem como os amores de juventude, os prejuízos em cassinos e a preocupação de Tolstói com a educação dos jovens russos. Ele fundou escolas e, usando teorias pedagógicas, organizou uma cartilha como modelo para a educação nacional. Também se engajava em campanhas sociais para ajudar vitimados pela seca nas estepes russas.
Liev Tolstói foi contemporâneo de escritores como Dostoiévski, Turguéniev, Tchékhov, Dickens e Balzac. Sua presença na vida russa foi tão ostensiva que se tornaria uma espécie de “messias”, fundador de uma seita, o tolstoísmo, espécie de cristianismo radical com milhares de seguidores.
Entre os materiais complementares, o livro traz ainda uma cronologia, árvore genealógica das famílias de Tolstói e de Sônia Berhs, sua esposa, indicações de outras leituras relacionadas ao autor, iconografia e índice remissivo.
Ficha Técnica:
Autor: Rosamund Bratlett
Tradução: Renato Marques
Editora Biblioteca Azul
640 páginas / Preço: R$ 69,90
Republicou isso em reblogadore comentado:
Junte as suas notas qui… (opcional)
Reblogged this on Das Culturas.