Autores, Literatura

Contos reprovados de Guimarães Rosa ganham publicação

Guimaraes RosaEm 1938, Guimarães Rosa, usando um pseudônimo, submeteu alguns contos a um concurso literário. Graciliano Ramos era um dos jurados e avaliou negativamente três das histórias do jovem médico mineiro, que perdeu o concurso e desapareceu de cena. O escritor alagoano, porém, reconheceu a qualidade das outras histórias e, oito anos mais tarde, elas foram publicadas por Guimarães Rosa sob o título de Sagarana. O livro consagrou o estilo de Rosa, consolidado anos mais tarde com Grande Sertão: veredas.

Os contos inéditos, – dois deles (Questões da família e Uma história de amor) nunca foram publicados -, finalmente serão trazidos a público ainda este ano, em um projeto da Nova Fronteira: um portal que a editora prepara em homenagem a Guimarães Rosa, mas que ainda não tem data de lançamento.

Já o terceiro conto rejeitado por Graciliano, Bicho mau, foi reescrito por Rosa após as críticas e publicado no livro Estas estórias, após a morte do autor.

Para os admiradores de Rosa, vale ficar de olho na internet neste semestre que se inicia…

*As informações são da edição desta semana (788) da revista Época.

Anúncios

3 thoughts on “Contos reprovados de Guimarães Rosa ganham publicação”

  1. Boa noite Profa. Andreia
    No proximo dia 17 de julho, uma quarta feira, a Biblioteca Abilio Sila Lima estará recebendo o Prof e advogado Joseval Carneiro, que fará uma leitura comentada do seu ultimo livro, a partir das 19 horas, e – em seguida estraá autografando livros relançados no salão nobre do predio da Fderação Espirita do Estado da Bahia, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, Centro Histórico de Salvador.
    Alexandre Rocha, organizador e produtor cultural

    1. Oi Alexandre,
      Obrigada pela informação. Te enviarei email pedindo mais detalhes sobre as obras lançadas. Também apaguei aqui dos comentários públicos do blog o seu telefone, pra não expor o número. Só uma pequena correção, não sou professora, sou uma jornalista que gosta de ler :) Abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s