Dicas de leitura, Literatura

Obra libertina traduzida por Drummond tem nova edição

O romance de Chordelos de Laclos, As relações perigosas, considerado um dos clássicos da literatura libertina, e publicado em 1782, foi traduzido pelo poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, em 1947. Na época, Drummond também escreveu um posfácio para o livro. Agora, a Biblioteca Azul (selo da Editora Globo) relança essa versão.

Michelle Pfeifer e John Malkovich em cena de uma das versões de As relações perigosas para o cinema
Michelle Pfeiffer e John Malkovich em cena de uma das versões de As relações perigosas para o cinema

Em As Relações Perigosas, romance epistolar (escrito em forma de trocas de cartas), Chordelos de Laclos apresenta uma trama recheada de segredos de alcova, engenhosas estratégias de manipulação e cruéis jogos de poder. Considerado controverso e escandaloso na época de seu lançamento, final do século XVIII, pela amoralidade e crueldade dos personagens, o livro representa a sociedade francesa pré-revolução. A nobreza da época ficou chocada e o autor foi processado. Em 1823, 41 anos depois de lançado, e vinte após a morte do autor, o livro foi condenado pelo Tribunal Correcional do Sena, que mandou tirar do mercado e destruir todos os exemplares do livro.

As relações perigosas encantou escritores como Baudelaire, Stendhal, Gide e Deleuze, e ganhou diversas adaptações no cinema, com diretores como Roger Vadim, Stephen Frears e Milos Forman; e atores como Jeanne Moreau, Jean-Louis Trintignant, Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer e Annette Benning.

Sinopse: As artimanhas de dois libertinos, o visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil, em sua disputa por seduzir e descartar amantes como Cécile, jovem confidente da marquesa, que está prestes a se casar, e a virtuosa, porém já casada, madame de Tourvel, são narradas a partir de cartas trocadas pelos personagens…

Ficha Técnica:

As relações perigosasAs relações perigosas

Autor: Choderlos de Laclos

Tradução: Carlos Drummond de Andrade

Editora: Biblioteca Azul / 520 páginas / Preço: R$ 49,90

*Com informações da assessoria da Editora Globo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s