Stephen King é um autor best seller, isso os 300 milhões de livros vendidos e os mais de 50 prêmios literários recebidos por suas obras comprovam. Além disso, é fartamente adaptado para o cinema e a TV, tornando-se parte importante da história da cultura pop. Inclusive, este ano, Carrie – A Estranha ganha nova versão para a telona, com Julianne Moore no elenco, uma atriz sempre boa de ver. Mas a “heresia” não agradou boa parte dos fãs do autor e do filme de Brian De Palma, de 1976.
Embora seja fã do filme de De Palma, estou curiosa para ver a nova versão. Mas concordo que, no mínimo, refilmar uma obra que já teve uma adaptação tão boa e definitiva (Sissi Spacek é uma Carrie definitiva) é desnecessário. Acontece que as novas gerações não gostam de “filmes com cara de velhos” e infelizmente desconhecem o significado do termo “clássico”. Mas gostam de Stephen King. Espera-se que ninguém tenha a “brilhante” ideia de brincar de refilmar O Iluminado, só para agradar a geração Avatar. King, Jack Nicholson e Stanley Kubrick não merecem isso!
O que pouca gente conhece é o homem por trás do escritor mito e é essa lacuna que Stephen King, a Biografia – Coração Assombrado (DarkSide®, 2013) pretende preencher. O livro foi escrito pela jornalista Lisa Rogak e chega ao mercado editorial brasileiro agora em junho, ainda colhendo os louros de ter sido indicado ao prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Biografia.
A promessa da obra é revelar de onde vêm os fantasmas que assombram a bibliografia de Stephen King e o sono de seus milhões de leitores. Com uma pesquisa rigorosa, a autora reconstitui a infância difícil do escritor, marcada pela ausência do pai, revela seus medos, resgata os primeiros contatos com a escrita, a trajetória da pobreza ao estrelado e também a luta de King contra a dependência química.
Fiquei igualmente curiosa!
Ficha Técnica:
Stephen King, a Biografia – Coração Assombrado
Autora: Lisa Rogak
Tradutor: Claudia Guimarães
Editora: DarkSide®
320 páginas / R$ 64,90