Autores, Literatura

Cristovão Tezza estreia como cronista

Cristovão TezzaO escritor Cristovão Tezza, autor do premiado romance O filho eterno, lançou seu primeiro livro de crônicas, Um operário em férias (Editora Record), marcando assim sua estreia em um dos gêneros literários mais queridos pelos autores brasileiros.

Organizado pelo jornalista e mestre em estudos literários Christian Schwartz e ilustrado pelo cartunista Benett, Um operário em férias traz cem crônicas escolhidas da coluna semanal que Tezza assina, desde 2008, no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba-Paraná. Os textos versam com humor sobre futebol, política, manias, literatura, viagens, memória e cinema.

Auto-intitulado “cronista tardio” ou um “blogueiro de papel”, Cristovão Tezza relutou em aceitar o convite para escrever crônicas em um jornal diário, com medo de sair do mundo da ficção. No texto Sua excelência, o leitor, ele explica como se sentia estreando em um novo gênero, depois de ter passado a vida escrevendo romances: 

“A primeira diferença que senti entre escrever livros e escrever crônicas foi a onipresença do leitor. Nunca penso no leitor ao escrever ficção, que se cria numa redoma. É só quando o livro ganha o mundo que o leitor aparece de carne e osso. A relação entre o leitor de livros e seu narrador é íntima, exclusiva, intransferível, silenciosa, atemporal. Já o jornal são folhas escancaradas ao mundo, que gritam para ser lidas desde a primeira página. A mão do texto puxa o leitor pelo colarinho em cada linha, porque tudo é feito diretamente para ele. O jornal do dia sabe que tem vida curta e ofegante e depende desse ser arisco, indócil, que segura as páginas amassando-as indiferente, passando adiante, num espaço em que todos falam em voz alta o tempo todo.”

Quem é – Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, mas desde criança vive em Curitiba. Considerado um dos mais importantes autores brasileiros contemporâneos, publicou mais de uma dezena de livros. A estreia foi com Trapo, de 1988. Em 2012, lançou O espírito da prosa, sua autobiografia literária. A publicação do romance O filho eterno, em 2007, teve um impacto inédito no panorama ficcional do país. O livro recebeu os mais importantes prêmios literários nacionais, entre eles o Jabuti, Portugal Telecom, São Paulo de Literatura, Revista Bravo! e Zaffari & Bourbon, e foi traduzido em vários países. Recebeu ainda, na França, o prêmio Charles Brisset, de melhor livro do ano. Em 2011, foi um dos dez finalistas do prêmio IMPAC -Dublin.

Ficha Técnica:

um_operario_em_ferias_capaUm operário em férias

Autor: Cristovão Tezza

Org.: Christian Schwartz

Ilustrações: Benett

Grupo Editorial Record / Record

232 páginas / R$ 34,90

*Com informações enviadas pelo Grupo Editorial Record

Anúncios

2 thoughts on “Cristovão Tezza estreia como cronista”

  1. A
    BIBLIOTECA ABILIO SILVA LIMA
    Da Federação Espirita do Estado da Bahia
    e
    a Fundação Jose Pitinga
    convidam para a
    Palestra de Pedro Bocca, da Associação VIVA SAVEIRO,
    Quarta feira, 5 de junho de 2013, as 18:00 horas no auditorio da FEEB, 2o. andar da sede histórica da Fundação Jose Petitinga,
    Largo do Cruzeiro do São Francisco, 8 – Centro Histórico de Salvador (CHS)
    e para o lançamento de livros que abrem a Exposição “Saveiros”
    do fotografo Nilton Souza,
    de 5 de junho a 5 de julho de 2013.
    visitação
    de segunda a sexta das 9:00 às 17:30 e aos sabados das 10:00 às 15:00horas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s