Dicas de leitura, Literatura

Record publica livro sobre Marilyn fora de catálogo há 40 anos

Marilyn, biografia com traços de romance sobre a diva hollywoodiana Marylin Monroe (1926-1962), escrita por Norman Mailer em 1973, ganha nova edição e tradução para o português, pela Editora Record, 40 anos depois da primeira publicação. Mailer, considerado um dos maiores escritores norte-americanos e duas vezes ganhador do Pulitzer, vai além dos estereótipos para revelar a personalidade complexa da mulher que é considerada o símbolo sexual máximo do século XX.

O livro traz relatos da vida amorosa conturbada de Marilyn, histórias da vida e da carreira da diva e até questiona a versão oficial de morte, aos 36 anos, quando estava no auge da fama. Uma pergunta intriga o autor, que era fascinado pela atriz: “como uma garota como tantas outras se tornou simplesmente Marilyn Monroe?”

A prosa poética de Mailer mostra uma mulher manipuladora, inteligente e determinada, bem diferente da loira fatal e meio ingênua de alguns de seus filmes. Além disso, apresenta a figura paradoxal da atriz, que ao mesmo tempo em que era um símbolo sexual avassalador, tinha questões da própria sexualidade e afetividade que nunca foram resolvidas. Na visão de Norman Mailer, Marilyn foi mais amada do que de fato amou, bem mais desejada do que tinha interesse em sexo.

“A ousadia com a qual podia se exibir e ainda assim nunca ser grosseira; sua exuberância sexual e suas bravatas, que ainda assim exalavam um ar de mistério e mesmo de reticência; sua voz, que continha tantos laivos insinuantes de excitação erótica, e ainda assim era a voz de uma criança tímida — essas complicações eram parte integral de seu talento. E descreviam uma jovem presa em alguma terra do nunca da inconsciência”, descreve o autor sobre Marilyn em um dos trechos do livro.

Ficha Técnica:

qGFY-MarilynMarilyn

Autor: Norman Mailer

Tradução: Alessandra Bonrruquer

Editora Record

352 páginas

Preço: R$ 39,90

*Com informações enviadas pelo Grupo Editorial Record

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s