Na esteira da exibição da nova versão de O Grande Gatsby para o cinema no Festival de Cannes deste ano, o romance homônimo de F. Scott Fitzgerald volta a figurar nas listas de lançamentos nacionais. Primeiro foi a editora Ladmark, em abril, que publicou uma versão bilingue (português/inglês) da obra. Agora em maio é a editora Alaúde, através do selo Tordesilhas, que lança o livro em português, com farto material extra.
A versão de Alaúde/Tordesilhas para O Grande Gatsby traz o prefácio assinado pelo próprio Fitzgerald para a edição original da obra, publicada em 1934, nos Estados Unidos. Além disso, o livro tem posfácio assinado por Alex Gilvarry (Nada além da verdade) e uma seleção de cartas que F. Scott Fitzgerald escreveu para Maxwell Perkins, seu editor. Completa o material uma cronologia da vida e obra do escritor.
Nascido em Minnesota (EUA), em 1896, F. Scott Fitzgerald publicou Este lado do paraíso, seu primeiro romance, em 1920, sendo aclamado pela crítica e o público logo no começo da carreira. O autor morreu precocemente, aos 44 anos, mas deixou outras obras de destaque como Os belos e malditos, e Suave é a noite. O Grande Gatsby, ambientado na década de 20, é considerado sua obra-prima.
Ficha Técnica:
O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora Alaúde / Selo Tordesilhas
288 páginas
Preço: 29,90