
William C. Gordon tira das experiências como advogado e dono de bar a inspiração para criar as histórias de seus romances
O escritor norte-americano William C. Gordon, autor de romances policiais como O mistério dos jarros chineses (2008), O rei da sarjeta (2008) e O anão (2010), virá ao Brasil para lançar seu novo romance, Vidas partidas, anunciou nesta semana a editora Record, que publica a obra do autor no país.
No livro, Gordon se inspira em histórias e figuras que passaram pelo seu escritório de advocacia, ao longo das quatro décadas em que exerceu o direito, e em relatos de clientes do bar que manteve 25 anos em São Francisco. O autor também traz de volta personagens famosos de sua bibliografia, como o repórter investigativo Samuel Hamilton e o detetive Bruno Bernardi, em uma recriação da atmosfera noir dos anos 60.
Na turnê brasileira, William C. Gordon passará pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, onde participa de um bate-papo sobre seu processo criativo com alunos e convidados na Academia Internacional de Cinema (AIC), na segunda-feira, 29 de abril, às 19h30; e na terça, 30, às 20h, fará parte de uma conversa na Casa do Saber sobre o ofício de escrever.
Leia a sinopse de Vidas partidas enviada pela editora:
Um corpo é encontrado na sede da Prefeitura de São Francisco, maculando com um rastro de sangue os degraus da escadaria de mármore do edifício histórico. As circunstâncias do crime são inusitadas: o morto levou oito tiros no peito, o que parece indicar que os disparos foram feitos por um bom atirador; as balas que atravessaram o corpo, de origem totalmente desconhecida para os peritos da polícia, são de uma arma fabricada fora dos Estados Unidos; e, para piorar, a vítima não tem impressões digitais, o que dificulta sua identificação.
O detetive Bruno Bernardi, da Divisão de Homicídios, logo é chamado para investigar o caso e se depara com uma trama intrincada que envolve possíveis redes de espionagem internacional e a alta cúpula da inteligência norte-americana, que parece estar sempre atrás de alguém que faça o trabalho sujo em seu lugar. A grande missão de Bernardi, porém, é controlar o faro investigativo de Samuel Hamilton, um grande amigo e repórter de um jornal matutino. Em busca do que pode ser seu mais novo furo de reportagem, Hamilton percorrerá incansavelmente uma trilha de pistas, que começa no gabinete do prefeito de São Francisco, passa pelo submundo do tráfico de armas e segue até a Jordânia, Israel e o Mossad, a agência de inteligência israelense. Em meio a um ambiente de devastação e hostilidade, pobreza e miséria, Samuel acaba fazendo descobertas surpreendentes, e uma delas é capaz de alterar todo o cenário geopolítico mundial…
Quem é – William C. Gordon é advogado de formação e foi também oficial do exército americano. Vidas partidas é o quarto livro do autor com Bruno Bernardi e Samuel Hamilton como protagonistas. É casado com a escritora chilena Isabel Allende, autora de sucessos como De amor e de sombras, Eva Luna e A casa dos espíritos.
Ficha Técnica:
Autor: William C. Gordon
Tradução: Gabriel Zide Neto
Editora Record / Grupo Editorial Record
272 páginas
Preço: R$ 39,90