Geral, Literatura

Mash-up junta Jane Austen e romance policial

P.D.James é considerada uma das "damas do crime" da Grã-Bretanha
P.D.James, essa vovozinha fofa da foto, é considerada uma das “damas do crime” da literatura britânica

P.D. (Phyllis Dorothy) James, 92 anos, consagrada escritora britânica de livros policiais e de mistério, criadora do detetive Adam Dalgliesh, tão famoso na Grã-Bretanha quanto o Hercule Poirot de Agatha Christie, se aventurou pelo mash-up, gênero literário  – que na verdade deriva do universo musical – caracterizado pela criação de uma história a partir da mistura de duas outras, ou mais, já existentes.

No caso de P.D. James, ela pegou personagens de um clássico de 200 anos, Orgulho e Preconceito (Jane Austen) e criou uma nova trama que começa a partir de onde o romance  original termina. Morte em Pemberley, lançado no Brasil, agora em abril, pela Companhia das Letras, se passa seis anos após o casamento de Fitzwilliam Darcy e Elizabeth Bennet. Eles vivem felizes com os filhos na mansão rural de Pemberley, até que um crime misterioso, o assassinato de Wickham, ex-amigo e depois desafeto de Darcy, casado à força após fugir com a irmã mais nova de Lizzie, quebra a paz idílica do casal.

A mistura, apesar de inusitada, está chamando atenção positivamente tanto da crítica literária internacional, quanto dos leitores. P.D., que é fã declarada de Jane Austen, diz que fez o livro como uma homenagem à sua autora e obra favoritas. Quem já leu, garante que a história é consistente e se configura em um romance de mistério de qualidade, sem desrespeitar a memória de Austen.

Confesso que fiquei bem curiosa! Até porque, embora tenha devoção pelos clássicos e adore Orgulho e Preconceito, não tenho nenhum problema com a cultura pop e suas crias, como mash-ups, fanfics, prequels e pastiches.

No site da Revista Época tem uma reportagem com mais detalhes sobre o livro, a carreira de P.D. James e outros mash-ups de obras famosas. E aqui, um trecho de Morte em Pemberley (em arquivo PDF). Já no blog da Companhia das Letras, tem as sinopses deste e de outros lançamentos da semana.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s