A espada na pedra, primeiro volume de O único e eterno rei, série que conta a história do rei Arthur e é considerada um clássico entre os leitores do gênero fantasia e romance de cavalaria, ganhou nova publicação, em português, pelo selo Hamelin, da editora Lafonte.
A saga arturiana é considerada o mito fundador da Inglaterra medieval. Em sua versão da lenda, T. H. White utiliza como base um clássico do século 15, escrito por Thomas Mallory e chamado Le Morte d´Arthur (A morte de Arthur), de 1485.
T.H. White iniciou a publicação da série O único e eterno rei a partir de 1938 e ela só foi concluída em 1977, com a publicação póstuma do quinto e último volume. Todos os cinco livros vão ganhar nova edição pelo selo Hamelin. Além do já citado A espada na Pedra, a coleção é formada ainda, na ordem de publicação estabelecida pelo autor mais de 70 anos atrás, pelos títulos: A rainha do ar e das sombras, O cavaleiro imperfeito, A chama ao vento e O livro de Merlin.
A obra de White é considerada prelúdio das séries modernas sobre o rei Arthur e seus romances serviram de inspiração para outras sagas de sucesso, como As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley. Embora, é importante ressaltar, em White prevaleça a versão demonizada de Morgana, a irmã-fada de Arthur; enquanto Bradley oferece outra perspectiva da personagem e de suas motivações. A espada na pedra serviu ainda de inspiração para o clássico desenho animado da Disney, A espada era a lei, de 1963.
Os escritos de T.H White também possuem o status de “textos definitivos e mais completos sobre a figura folclórica do rei Arthur”. Além disso, o autor consagrou-se como uma das figuras mais importantes da era pré-Tolkien, sendo responsável por popularizar no século 20 a literatura arturiana.
Sinopse – Em A espada na pedra, o autor narra a educação e a juventude do futuro rei Arthur, então apelidado de Wart, sob o teto de seu padrasto Sir Ector. Durante a história, o menino se depara com o mago Merlin, um dos personagens mais importantes e encantadores da lenda, que se torna seu mentor e o conduz até a mágica espada Excalibur.
Quem é – Terence Hanbury White nasceu em 1906, em Bombaim, Índia, na época em que o país era colônia britânica, e morreu em Atenas, na Grécia, em 1964. Típico cavalheiro inglês, se formou em Cambridge e era professor, além de escrever romances e praticar falcoaria.
Ficha Técnica:
A espada na pedra – volume 1 de O único e eterno rei
Autor: T.H. White
Tradução: Maria José Silveira
Editora: Hamelin / Lafonte
256 páginas
Preço: R$ 24,90
*Com informações da assessoria da editora Lafonte.
Amei este seu post. Eu li todos os livros da Marion Zimmer Bradley e amei, agora lerei estes.