As fábulas clássicas coletadas pelos Irmãos Grimm todo mundo conhece. Mas e as mesmas histórias com sotaque nordestino? Pois essa é a proposta da Editora Globo, através do selo infantil Globinho: transformar em cordel essas histórias imortais. O mais recente lançamento da série é João Bocó e o ganso de ouro, do poeta cearense Arievaldo Viana e do ilustrador Jô de Oliveira.
Na obra, que integra a coleção Era uma vez… em cordel, que foi inaugurada com o livro A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau, Arievaldo Viana e Jô Oliveira apresentam a história de João Bocó em ritmo de sextilhas (estrofes de seis versos). Na fábula, o rapaz simplório e de bom coração tem sua vida transformada quando ganha uma ave mágica com penas de ouro.
Além disso, a versão sertaneja do conto alemão O ganso de ouro, traz as tradicionais figuras do rei e da princesa dos contos de fadas, ao lado de personagens que remetem ao nordeste rural, como o padre, o sacristão e os camponeses. Além disso, as ilustrações remetem à paisagem sertaneja e ás indumentárias dos vaqueiros, como chapéu de couro e alpercatas.
Ficha Técnica:
João Bocó e o ganso de ouro
Autor: Arievaldo Viana
Ilustrador: Jô Oliveira
40 páginas
Editora Globo / Selo Globinho
Preço: R$ 34,00
*Com informações enviadas ao blog pela Editora Globo