Geral, Infanto-Juvenil, Literatura

Leituras de guri

Durante as férias deste ano, em janeiro, embarquei numa espécie de semana do desafio do livro infantil, e escolhi alguns títulos da prateleira do meu filho, que ainda não tinha lido, todos da editora Fundamento. Tem outros por lá, na fila até o final de 2013, mas por enquanto, comento brevemente os seis primeiros que já concluí:

Meu bicho de estimação é um dinossauro

Jackie French

Meu bicho de estimação é um dinossauroO livro faz parte da coleção Famílias Malucas e depois de ler esse primeiro, fiquei com vontade de conhecer o restante dos títulos divertidos, como: Minha mãe é uma pirata, Meu pai é um dragão ou Meu tio Gus é um anão de jardim

Conta a história de um garoto que, no dia do seu aniversário, ganha um cachorro de estimação. Só que o bicho é super estranho e não se parece com os outros cães da vizinhança. A história é muito engraçada, com narrativa ágil, vocabulário simples, mas que não subestima a criançada. A família do protagonista é bastante exótica: a mãe é uma gênia dos computadores que acha tudo sem graça fora do ambiente virtual; o pai é um sujeito fofo, que adora colecionar canecas de patinho e pantufas de pelúcia e a irmã mais velha é uma punk radical que trabalha como segurança. Apesar de brincar com estereótipos, o livro fala de amizade, respeito e ensina a lidar com as diferenças…

Mais três da coleção Goosebumps, de R.L.Stine:

Falei da coleção Goosebumps nesse post, de 2009. De lá para cá, meu filho ganhou ou compramos outros títulos da série.

Ele saiu de baixo da pia – Conta a história de um casal de irmãos que se muda para uma casa nova. Sem querer, os dois despertam uma espécie de criatura mitológica maléfica e o sonho de morar em um lugar novo, com bastante espaço e cheio de possibilidades para grandes aventuras, se transforma em um pesadelo…

vamos ficar invisiveisO latido do cão fantasma – Mais uma vez, a história tem como protagonistas irmãos que se mudam de residência e precisam se adaptar ao endereço novo, novos amigos e nova escola. O que eles não sabem é que a casa onde foram morar é assombrada pelos fantasmas de dois cães malvados que não estão para brincadeira…

Vamos ficar invisíveis – Ao lado de Sorria e Morra e Sorria e Morra…Outra vez, dois livros da coleção que li em 2009, Vamos ficar invisíveis entrou para a lista dos meus Goosebumps preferidos. O livro fala de um garoto super vaidoso, que vivia na frente do espelho arrumando os cabelos milimetricamente, e de seu irmão caçula totalmente incontrolável, um legítimo enfant terrible. Os dois descobrem no sótão da velha casa onde vivem, um misterioso espelho que consegue deixar invisível quem tenta se mirar nele. O que eles não sabem é que, nem sempre, brincar com o próprio reflexo, com o eu invertido no espelho, é uma coisa sensata… O livro mantém um clima de suspense e mistério de dar friozinho na barriga e tem um final surpreendente!

Apresentada ao mundo mágico de Emily Rodda:

Deltora - as florestasOs livros contam a história do mundo mágico de Deltora, cujo cinturão protetor foi destruído e as pedras poderosas, que mantinham o reino a salvo do mal, se espalharam por lugares inóspitos. Um jovem herói precisa reencontrar e reunir todas as pedras, para que dessa forma, o herdeiro do antigo rei deposto possa voltar e salvar o povo da opressão. Li os dois primeiros:  Deltora Quest – As florestas do silêncio  e Deltora Quest – O lago das lágrimas. Os livrinhos são recheados de referências a Tolkien (mais especificamente às histórias reunidas em O Silmarillion), às jornadas hercúleas, com desafios ao herói que precisa provar seu valor, às mitologias britânica e nórdica, às novelas de cavalaria arturianas e a todo esse arcabouço cultural resgatado pela nova literatura fantástica. Ao todo, as obras sobre Deltora são divididas em três coleções. A primeira, que fala das pedras mágicas, tem oito livros.

>>Mais dicas de livros infanto-juvenis que adultos precisam ler

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s