Artes Plásticas, Eventos, Geral, Recomendo

“Brinquedos que moram nos nossos sonhos”

A exposição Brinquedos que moram nos nossos sonhos, que pode ser visitada até maio no Museu de Arte da Bahia – MAB (Corredor da Vitória) é um deleite para todas as idades. Levei meu filho de 15 e minha mãe de 77 para conferir a mostra, que reúne um acervo de mais de 20 mil brinquedos, fruto da coleção particular do fotógrafo David Glat, que juntou as peças ao longo de quase 50 anos.

Não sou fotógrafa, meu negócio no jornalista é escrever, mas fiz alguns registros com o celular, só para mostrar para vocês um pedacinho dessa encantadora exposição
Não sou fotógrafa, meu negócio no jornalismo é escrever, mas fiz alguns registros com o celular só para mostrar para vocês um pedacinho dessa encantadora exposição. Para ver tudo e sonhar, vá lá!

São brinquedos de várias partes do país, principalmente do Nordeste de histórias, crenças e folguedos. Tem teatrinho de mamulengo, mini troupe circense, aves, sereias, animais de selva como leões e girafas (o “forró dos bichos” é impagável), carrinhos de lata, zepelins, aviões, balões, casas de boneca, bruxas, uma infinidade de bonecas de pano, brinquedos reciclados e feitos em barro.Tudo dividido em salas temáticas e decoradas como um mundo de fantasia para encantar crianças e adultos. A “sala do medo”, uma das mais bacanas, traz bonecos que representam a Cuca, Velho do Saco e outros personagens de lendas do sertão, que alimentavam o imaginário da meninada de antigamente.

Balão / Fotos: Andreia Santana - Mar de HistóriasMeu filho se divertiu bastante passeando de uma sala a outra, percebendo o “brincar” das crianças de antigamente, fazendo fotos (é permitido fotografar apenas o andar da exposição) e admirando a precisão das miniaturas que antes de serem brinquedos, são obras de arte popular. Já minha mãe relembrou a infância, na primeira metade do século XX, que podia até ser pobre em tecnologia, mas era riquíssima em imaginação e em brincadeiras. Ela costurava as próprias bonecas, ou “bruxinhas” de pano, e ficou bem saudosa das “comidinhas de folha” feitas em mini tachos de cobre.

BicicletasA visitação é gratuita: de terça à sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, das 14h às 19h. Além da mostra de brinquedos, que toma todo o térreo do MAB, vale a pena subir aos andares superiores, para conhecer o acervo permanente do museu, que fica em um casarão antigo belíssimo. Programa de férias recomendadíssimo!

"Girafa on the road"
“Girafa on the road”
Casamento-na-Roça
Adorei esses casais de noivos da roça. Lembrei de uma amiga que adora casamentos
Casa-de-Bonecas / Fotos: Andreia Santana
Bonecas de corda, palha e retalhos…lindas!
Casorio
Vale demorar mais um pouco admirando a riqueza de detalhes das bonequinhas
Anúncios

2 thoughts on ““Brinquedos que moram nos nossos sonhos””

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s