Autores, Geral, Literatura

Edição especial comemora centenário de Rubem Braga

rubem bragaRubem Braga completaria 100 anos em 12 de janeiro próximo (ele morreu em 1990) e para comemorar a data, o Grupo Editorial Record, através de seus selos e editoras, preparou um pacote de lançamentos que inclui a reunião de crônicas inéditas do autor em livro, uma publicação infantil e relançamentos. A programação editorial especial ocorrerá ao longo de 2013 e terá ainda antologias, edições em capa dura e novas publicações.

Pela José Olympio, sairá Retratos parisienses, com 31 textos, inéditos em livro, que retratam personalidades como Matisse e Sartre, escritas no período em que Rubem Braga foi correspondente em Paris. Pela Editora Record sairá a edição especial de 200 crônicas escolhidas, um dos títulos mais vendidos do autor, e a editora lançará também Rubem Braga – O lavrador de Ipanema, seleção de textos que revelam a paixão do escritor pela natureza.

O lançamento do livro infantil O menino e o Tuim, pelo selo Galerinha, e a reedição de Na cobertura de Rubem Braga, do jornalista e escritor José Castello, pela José Olympio, enriquecerão as homenagens ao autor.

Sobre as obras:

RETRATOS PARISIENSES: 31 CRÔNICAS (1949-1952), org. Augusto Massi
Em uma temporada na Europa, na segunda metade do século XX, quando era correspondente do Correio da Manhã, o cronista Rubem Braga se encontrou com imortais das artes e do pensamento universal.  Desses encontros, surgiu a oportunidade de realizar entrevistas que, nas mãos do habilidoso escritor, tornaram-se uma mistura deliciosa de reportagem, crônica e divagações líricas, agora pela primeira vez reunidas em livro. São 31 textos escritos a partir de entrevistas com grandes nomes das artes e do pensamento universal, como o filósofo Jean-Paul Sartre, os pintores Henri Matisse e Pablo Picasso e o escritor Alberto Moravia, nos anos 1949-1951. Lançamento em fevereiro pela Ed. José Olympio.

RUBEM BRAGA, O LAVRADOR DE IPANEMA
Seleção de 14 crônicas de amor à natureza escritas entre os anos de 1930 e 1980. Ecologista avant la lettre ­- mas movido a sentimentos e não a discursos – Rubem Braga foi um dos primeiros jornalistas a escrever sobre questões ambientais e a combater a destruição da natureza. Embora tenha passado a maior parte de sua vida na cidade grande, vivendo da atividade de cronista, encontrou no terraço do edifício da rua Barão da Torre, no Rio de Janeiro, espaço para se tornar o “lavrador de Ipanema”, como o apelidou o amigo Paulo Mendes Campos, plantando um sem número de espécies de plantas e árvores frutíferas, como pitangueiras, goiabeiras, pés de romã e até uma mangueirinha carlota. Neste volume, as árvores são protagonistas de muitas de suas histórias; e é no verde da paisagem, nas folhas secas, no córrego da infância que o Velho Braga puxa o fio das suas lembranças. O leitor, por sua vez, será fisgado por essas verdades universais escritas como se fossem coisas sem importância. A organização é de Leusa Araujo e Januária Alves. Lançamento em março pela Record.

O MENINO E O TUIM
Em O menino e o tuim Rubem Braga dedicou-se a contar, de modo realista, emocionante e com delicadeza peculiar, a influência que um bicho de estimação, como um passarinho, tem na vida de uma criança. Com uma linguagem sensível e poética, Rubem Braga capta toda a emoção de uma amizade pura e sincera e outras experiências transformadoras da infância. Lançamento em fevereiro pela Galerinha.

NA COBERTURA DE RUBEM BRAGA, DE JOSÉ CASTELLO
Em sua cobertura singular em Ipanema, rodeado por árvores e hortas, Rubem Braga mantinha uma vida um tanto quanto diferente em meio à urbanidade da Zona Sul do Rio de Janeiro. Em Na cobertura de Rubem Braga, o jornalista e escritor José Castello, através de depoimentos e fotos de escritores e intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Antônio Callado e Vinicius de Moraes, reconstrói a vida e a obra deste grande mestre. Na cobertura de Rubem Braga é um livro em forma de dicionário, que de acordo com as letras do alfabeto vai mostrando aspectos importantes da vida e da obra do autor. Relançamento em fevereiro pela José Olympio.

*Com informações enviadas ao blog pela assessoria do Grupo Editorial Record

Anúncios

2 thoughts on “Edição especial comemora centenário de Rubem Braga”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s