Autores, Dicas de leitura, Geral, Literatura

Obra inédita nos 120 anos de nascimento de Graciliano Ramos

Os 120 anos do escritor alagoano Graciliano Ramos, comemorados neste sábado, 27 (ele nasceu em 1892), são lembrados pela Editora Record, detentora dos direitos de publicação da obra do autor, com o lançamento de um livro inédito, Garranchos, volume com mais de 80 textos produzidos entre 1910 e 1950; além do relançamento, em formato box, de quatro volumes de obras já conhecidas de Graciliano. O escritor será  ainda o homenageado na Festa Literária Internacional de Parati (Flip) de 2013.

Garranchos, segundo a assessoria da Record, reúne textos produzidos em diferentes momentos da trajetória artística, intelectual e política de Graciliano Ramos. Os textos foram organizados pelo pesquisador Thiago Mio Salla, doutor pela USP e estudioso da obra do autor. O livro reúne crônicas, epigramas, artigos de crítica literária, discursos políticos, cartas publicadas na imprensa, o primeiro ato de uma peça de teatro, além de um conto juvenil intitulado O ladrão e datado de julho de 1915, entre outros textos até agora desconhecidos.

Box – A caixa comemorativa reúne quatro romances escritos por Graciliano e publicados entre 1933 e 1938: Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas. O texto de apresentação dos volumes  é do escritor Cristovão Tezza.

>>Trecho de Caetés: “Preciso saber como se cozinha um homem”

>>Graciliano fala do ofício de escrever: “A palavra não foi feita para enfeitar”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s