O fundador da psicologia analítica, considerado um dos maiores pensadores do século XX e reconhecido por ter criado uma ponte entre o ocidente e a espiritualidade oriental, por sua investigação pioneira dos sonhos, do inconsciente e da espiritualidade, e por ter desenvolvido conceitos como arquétipos, inconsciente coletivo e sincronicidade, Carl Jung ganha biografia a partir da investigação de seus próprios escritos. O livro Carl Jung: curador ferido de almas, de Claire Dunne, chega ao mercado editorial brasileiro pela Editora Alaúde. A obra traz ainda depoimentos daqueles que conviveram com o estudioso.
Os documentos, reunidos em três capítulos organizados em ordem cronológica, abarcam desde a infância de Jung até a redescoberta da espiritualidade na meia-idade, passando por seus primeiros trabalhos bem-sucedidos e culminando no indivíduo que a autora define como um curador ferido de almas, “cujas habilidades nasceram das próprias feridas”.
Claire Dunne destaca na obra ainda, a tumultuada relação de Carl Jung com o amigo e mentor Sigmund Freud, a princípio complementar, mas que se torna antagônica com o tempo; a relação nada convencional vivida com as duas mulheres de sua vida: Emma Jung e Toni Wolff; e as visões e os sonhos que tinha desde a infância.
A obra é prefaciada pelo historiador Olivier Bernier e é acrescida de comentários da autora, além de trazer um rico acervo fotográfico e reproduções de obras de arte que refletem os ensinamentos de Jung e ilustram momentos de sua vida.
Ficha Técnica:
Carl Jung: curador ferido de almas
Autora: Claire Dunne
Editora Alaúde
272 páginas
Preço: R$ 59,90
*Com informações da assessoria da Editora Alaúde