Autores, Geral, História, Literatura

Julho histórico na Edufba

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) selecionou duas obras do professor Luis Henrique Dias Tavares para destacar no projeto Livro do Mês agora em julho. As obras homenageiam a Independência da Bahia, comemorada no último dia 2. São elas: Da Sedição de 1798 à Revolta de 1824 na Bahia e Independência do Brasil na Bahia. Os dois livros, até o final de julho, podem ser comprados com 20% de desconto nas livrarias da EDUFBA, nos campi do Canela e Ondina.

Da Sedição… reúne quatro estudos dedicados à história da Sedição de 1798 na Bahia, também conhecida como Revolta dos Búzios ou Conjuração dos Alfaiates. São artigos sobre a história do soldado Luís Gonzaga das Virgens, dos escravos que foram presos e julgados por acusação de conspiração e sobre a luta armada pela Independência do Brasil, dentre outros assuntos. Já Independência do Brasil na Bahia examina os principais episódios de guerra de fevereiro de 1822 a 02 de julho de 1823, data em que as forças armadas de Portugal deixaram a Bahia, no processo de consolidação da Independência.

Fichas Técnicas:

Da Sedição de 1798 à Revolta de 1824 na Bahia

Autor: Luis Henrique Dias Tavares

Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA)

254 páginas

Preço especial durante o mês de julho: R$ 30,00

Independência do Brasil na Bahia

Autor: Luis Henrique Dias Tavares

Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA)

242 páginas

Preço especial durante o mês de julho: R$ 28,00

Em tempo: Por falar em EDUFBA, a editora possui outro interessante projeto de divulgação de autores e obras acadêmicas, o Espaço do Autor. Este mês, a autora em destaque é Narcimária Luz, com o livro Itapuã da ancestralidade africano-brasileira. Em bate-papo no site da editora (acesse aqui), Narcimária fala sobre a obra: uma pesquisa sócio-histórica atrelada à arqueologia envolvendo Itapuã. Conta também sobre sua relação com o bairro já cantado em verso por Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi, e os motivos que a levaram a realizar este trabalho. Doutora em Educação, Narcimária Luz também é coordenadora do Programa Descolonização e Educação – PRODESE.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s