Citações, Geral, Literatura

“Preciso saber como se cozinha um homem”

“De repente levantei-me, fui à sala de jantar, chamei:

– Ó d. Maria José, faça o favor. A senhora sabe como se prepara uma buchada?

Ela veio, paciente, enxugando os dedos no avental:

– Sei. O senhor quer comer buchada?

– Não. Isso é comida de selvagem. Os caetés. Depois lhe conto.

– Mas que interesse…

– É história comprida . Preciso saber como se cozinha um homem. Como é, d. Maria?

– Um homem? Está aí! Foi o conhaque.

E voltou-me as costas.

– Espere lá, criatura. Quem lhe falou em homem? Um bode, é claro, um carneiro. Tira-se o couro do bicho, esquarteja-se. Até aí eu sei. Como é o resto?

– Lava-se tudo bem lavado, começou a hospedeira desconfiada.

– Exatamente, numa gamela, já ouvi dizer. E viram-se as tripas pelo avesso com uma vara, também já ouvi dizer. Mas os caetés não tinham higiene.

– Como?

– Uma observação à toa. Continue.

– É só. está pronto.

– Pronto o quê, d. Maria? A senhora não está vendo que ninguém vai comer aquilo cru?

Ela forneceu-me algumas noções, que reputei preciosas.

– Muito obrigada, d. Maria José. Vou preparar o Sardinha pela sua receita e misturo tudo com pirão de farinha de mandioca. Fica uma porcaria.

– O senhor não quer tomar uma xícara de café sem açúcar?

– Eu? Pensa que estou bêbado? Estou no meu tino perfeito. A propósito, que horas são?

– Cinco. Os outros não devem tardar.

– Cinco? Será possível? Ora veja. A arte é coisa admirável. Com a preocupação de arranjar o jantar dos índios, esqueci o meu jantar. Pois eles que esperem, não comem hoje. E traga-me o conhaque. Deus lhe pague, d. Maria. A senhora acaba de prestar um grande serviço à pátria.”

(Graciliano Ramos, Caetés, págs. 112 a 114. Ed. Record, 2006, 31ª edição. Rio de Janeiro)

1 thought on ““Preciso saber como se cozinha um homem””

Deixe uma Resposta

