Autores, Geral, Literatura

Editora 34 lança “Como fazer amor com um negro sem se cansar”, de Dany Laferrière, na FLIP – 2012

Dany Laferrière estará em mesa redonda da FLIP 2012

Como fazer amor com um negro sem se cansar, o primeiro e mais emblemático livro de Dany Laferrière, será lançado pela Editora 34, no próximo dia 7 de julho, durante a Festa Literária de Parati – FLIP 2012. O autor também vai participar da mesa redonda A literatura e a reinvenção do eu e de uma sessão de autógrafos.

Sucesso de público e de crítica, Como fazer amor com um negro sem se cansar, publicado em 1985 e logo levado às telas por Jacques W. Benoit, é o primeiro título da “autobiografia americana” de Dany Laferrière, que já publicou no Brasil País sem chapéu (2011), também pela Editora 34.

O livro é ambientado durante um verão dos anos 70, na cidade de Montreal, em Québec (Canadá), num pequeno apartamento da rua Saint-Denis e seus arredores. Em cena estão dois jovens negros exilados: um aspirante a escritor, que vive várias aventuras amorosas, e seu companheiro de quarto, Buba, que passa o tempo a dormir, ouvir jazz e recitar o Corão. No centro da trama estão as diferenças entre cultura de origem – o trópico caribenho (e a África diaspórica) – e cultura de inserção – a próspera sociedade quebequense da América do Norte.

Dany Laferrière é um dos principais renovadores da literatura haitiana. Nasceu em 1953 em Porto Príncipe, e em 1976 teve que se exilar, fugindo da ditadura de Baby Doc. Instalou-se em Montreal, onde trabalhou como operário em várias fábricas.

Em tempo: Como fazer amor com um negro sem se cansar foi usado como título para um livro do doutor em comunicação baiano Fernando Conceição, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-Ufba). O livro de Conceição reúne artigos e estudos entre a década de 90 e primeiros anos de 2000, que refletem a questão do racismo e das lutas anti-racismo no Brasil. O título do livro foi retirado do filme homônimo de Benoit, que por sua vez, é a adaptação cinematográfica do romance do haitiano Dany Laferrière.

Ficha Técnica:

Como fazer amor com um negro sem se cansar

Autor: Dany Laferrière

Tradução: Heloisa Moreira e Constança Vigneron

Editora 34

152 páginas

Preço: 35,00

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s