Citações, Crônicas, Geral

Frases de rede social

Uns chamam de filosofia barata, outros colecionam aos montes. Para alguns é mantra, para outros, uma forma de parecer ou sentir-se mais inteligente. Tem ainda aqueles que leram, gostaram e decidiram mostrar aos amigos, porque coisa boa a gente compartilha. Mas só quem escolhe uma frase ou citação para o perfil numa rede social sabe de fato o que ela significa. Um amigo me perguntou de onde eu tirava “minhas frases de Facebook”. Da boca dos outros, respondi. Mais precisamente, da boca de meus autores favoritos. Ele insistiu, quis saber o que me levou a escolher cada uma delas e o que elas significam para mim: “Escreva sobre isso lá no blog, que eu leio”.

Espero que esteja lendo, colega. Essa postagem é para você!

As (minhas) frases do Facebook e seus significados:

Por ordem de achado, a primeira é essa. Por anos, serviu quase como uma autobiografia escrita pela pena de outra Pessoa. É a citação favorita de todos os tempos: “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tem só duas datas – a de minha nascença e a de minha morte. Entre uma e outra, todos os dias são meus”. (Fernando Pessoa)

*****************

“Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo”. José Saramago entra na minha lista com duas pequenas pérolas. Tem centenas de outras frases dele que ainda não usei, talvez porque o significado para mim esteja temporariamente oculto. Mas isso de percorrer caminhos me toca profundamente…Tem outra de Saramago para os dias de “perrengue”, só para recordar a transitoriedade das alegrias ou das frustrações. Esse é o meu mementum mori: “A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.”

****************

“É a função do poeta: nomear o inominável, apontar as fraudes, tomar partido, despertar discussões, dar forma ao mundo e impedir que adormeça” Essa é fácil! Quem já deu uma olhadinha com atenção no cabeçalho do blog, percebeu que na frase de Salman Rushdie está a definição da “missão de vida” do Mar de Histórias.

*********************

“Se procurar bem você acaba encontrando.

Não a explicação (duvidosa) da vida,

Mas a poesia (inexplicável) da vida.” O verso de Carlos Drummond de Andrade é um complemento ao mementum mori descrito mais acima.

********************

“Eu sou Vishnu e ando entre deuses solares, o sol radiante entre outras luzes…Sustento o mundo inteiro com um fragmento do meu ser”. Essa eu pesquei do livro A morte de Vishnu, de Manil Suri. É uma autobiografia para os dias de autoestima elevada aos píncaros da glória!

*********************

“Eu venho sempre à tona de todos os naufrágios!” E para fechar o pacote, a frase de Mário Quintana é meu don´t give up!

2 thoughts on “Frases de rede social”

  1. Também tenho frases que dizem muito sobre mim e sobre como eu vejo o mundo. Anoto em um caderno há muitos anos.

Deixe uma Resposta

