Uma dica de leitura que me deu até palpitação. O selo Generale, da editora Évora, reuniu diversas versões originais para o conto de fadas Branca de Neve. Entre os achados há até um texto de 1634, de origem italiana, considerado o primeiro de todos. O livro Branca de Neve – os contos clássicos, além de abordar o conto em suas variadas origens, traz comentários e análises que buscam explicar os elementos que compõem o mito.
As narrativas reunidas na obra tem origem nos folclores de países como Alemanha, Itália, Suiça, Rússia e Escócia, não ficando de fora as versões dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault, os mais populares até hoje.
Organizador do compêndio, Alexandre Callari comenta a personagem e relata a história de Branca de Neve em suas variações, incluindo o cinema, desde a primeira película, de 1902, até chegar aos filmes de 2012, passando pelo clássico da Disney, de 1937, que amenizou e infantilizou esse mito originalmente concebido para adultos. Ele comenta também as versões para o teatro e a música, além de aproveitar para criar a sua versão da história.
Os Autores citados:
Charles Perrault – escritor e poeta francês. É considerado o pai da literatura infantil e também um dos pioneiros em recolher e dar acabamento às várias versões de contos folclóricos e de fadas que circulavam na Europa, no século XVII.
Irmãos Grimm – dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas, ganhando assim grande notoriedade. Eles recolhiam as versões mais populares dos contos e mitos de fadas de seu tempo. Também deram contribuições à língua alemã com estudos de linguística e folclore.
Giambattista Basile – erudito e aristocrata italiano, talentoso narrador e observador atento da cultura popular.
Joseph Jacobs – folclorista australiano que viveu na Inglaterra. Estudou o folclore do país coletando dados para publicar os Contos do Folclore Inglês, em 1890. Entre eles, o mais famoso foi Os Três Porquinhos. Suas obras incluem coleções de contos de fadas celtas e indianos, uma edição das fábulas de Esopo e um livro de crônicas de viagem.
Laura Gonzenbach – folclorista suíço que recolheu contos de fadas em dialetos europeus.
Thomas Frederick Crane – folclorista norte-americano, acadêmico e advogado.
Ernst Ludwig Rochholz – historiador e folclorista alemão.
Alexandre Pushkin – romancista e poeta russo da era romântica que é considerado por muitos como o maior poeta russo e fundador da moderna literatura russa.
Alexandre Callari – graduou-se em Letras. É escritor, tradutor e aficionado por cinema e quadrinhos.
Um incentivo extra: o livro tem preço justíssimo e se cumprir metade do que promete, já deixa o leitor num bom lucro. Vou correr atrás do meu exemplar e depois resenho por aqui.
Ficha Técnica:
Branca de Neve: os contos clássicos
Alexandre Callari (org.) e vários autores
Editora Évora / Selo Generale
224 páginas
Preço: R$ 29,90
*Com informações enviadas ao blog pela editora
Pingback: Editora seleciona blogs interessados em parceria | Mar de Histórias