Mulher Sem Retoque: estava escrito no zodíaco

“Que padrão você está repetindo e que precisa mudar na sua vida?”. A pergunta com cara de lição de casa vinha estampada na previsão do dia do horóscopo de Lavínia. Mordiscando a tampa da caneta bic, cabelos presos atrás das orelhas, com mechas escapando vez por outra sobre os olhos, ela pensava nos padrões da sua vida até ali: Hummm…casa, trabalho, faculdade, balada, visita aos pais (não era um padrão, fazia bem uns três anos que ela não visitava os pais, nem no Natal). Eureka! Exclamou excitada, como um Arquimedes do zodíaco. “O Caio César é um padrão!” É isso…sim, Caio César, o homem por quem Lavínia estava apaixonada há quase 4 anos e que não dava a mínima para ela. O signo dele é igual ao do Otávio Fernando e as pessoas desse signo são notórias por tratar os parceiros com indiferença. Fora isso, tem mais alguma coisa no Caio César que seja um padrão? A insegurança! Isso! É tão inseguro quando o Marcos Vítor; tão fechado quanto o Armando Antônio e tão machista e mesquinho quando o Orlando José! Lavínia enumerava os namorados passados – foram quatro ao todo – o que a deixava muito atrasada em relação às amigas -, enquanto anotava os padrões de Caio César em uma coluna de um lado da folha pautada do caderno. Em outra coluna, ela apontava as próprias atitudes padrão:

– Não desisto do cara mesmo quando ele não está nitidamente interessado em mim (obsessiva!)

– Sempre tento justificar a insegurança e o ciúme excessivo dos meus namorados como provas de amor (é, sei!)

– Sempre justifico a indiferença, mesmo quando não tem justificativa (sua idiota, indiferença nunca se justifica!)

– Atribuía o ar circunspecto do Armando à sua inteligência superior (oh sua tonta, ele tava era te traindo com a sonsa da Abigail!)

– Choro por homens que não merecem minhas lágrimas (ai, Lavínia, acordaaaa!)

Terminou a lista e ficou olhando o papel, agora bordado e alinhavado com os padrões dela, dos ex-namorados e do Caio César, seu atual grande amor frustrado. Tomou uma decisão intempestiva e incomum para quem era sempre tão ordeira:

– Alô, dra. Mirela, é Lavínia, tudo bem? Queria desmarcar as sessões de análise dos próximos meses. É, vou fazer uma loooooonga viagem. Quando eu volto? Não sei, ainda não pensei nisso…Se eu vou retomar a análise? Olha, acredito que não, porque em 15 anos de conversas de 50 minutos por semana, a senhora nunca me disse que meu problema era excesso de apego aos padrões errados da minha vida!! Onde eu descobri isso? Bom, dra. Mirela, digamos que tudo o que preciso saber da minha vida vem impresso numa coluna de 3 cm no jornal. Classificados? Ah, não! Estou falando do horóscopo do dia…É, a senhora tem razão: é meio vago, recheado de lugares comuns, não me dá fórmulas prontas, claro, claro, mas isso o analista também não faz. A vantagem é que vou economizar muito nas consultas, o jornal do dia custa R$ 2 e o jornaleiro entrega na porta. A sra. quer saber do Caio César? Ah, ele é um padrão também, sabia? Até tem dois nomes, como os quatro namorados que o precedem, e olha que ele nem chegou a ser meu namorado, é só um cara por quem me convenci de estar apaixonada, mas agora me questiono se estou mesmo… Pois fique sabendo que vou despadronizá-lo! A sra. perguntou como pretendo fazer isso sem a sua ajuda? Bom, isso eu ainda não sei também, mas o Caio César não perde por esperar…”

Sobre Andreia Santana

Nasci em Salvador-BA, tenho 42 anos, sou jornalista e master em jornalismo on line, traça de biblioteca, cinéfila, pesquisadora de literatura e redes sociais, aspirante a encantadora de palavras, vaidosa, comilona, solteira e mãe de Matheus, uma pessoa fascinante.
Esta entrada foi publicada em Mulher Sem Retoque, Pequenas Histórias com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

