Bala no Alvo, Cotidiano, Crônicas, Geral

Vai um capacete?

Modelito para viagens seguras em ônibus

Para quem ainda não cansou das minhas crônicas cotidianas sobre a arte de andar de ônibus em Salvador – acredito que o assunto renda em qualquer grande capital e qualquer meio de transporte de massa, mas no meu caso é ônibus, em Salvador -, tenho mais uma historinha para contar. Ou melhor, nem é uma história, é só a constatação de que é preciso usar capacete para viajar nos coletivos da capital baiana.

Sim, eu disse capacete. Aquele acessório indispensável que protege a cabeça dos motociclistas, pilotos de corrida e operários da construção civil de impactos. Por que? Será que ela endoidou de vez? Não, meus caros, ainda não. Mas na minha lida diária de trabalhadora não motorizada, que depende dos ônibus para ir e vir, notei que capacete é um acessório indispensável aos passageiros dos populares ‘buzús’ baianos.

Já até vejo a cena. Centenas de pessoas, homens, mulheres e crianças, jovens e idosos, todos com seus capacetes de proteção, estejam sentados ou de pé. Será possível customizar (isso para que os fashionistas comprem a ideia), haverá de todas as cores e tamanhos, uma variedade que contribuirá para deixar a viagem muito mais bonita. As moças, que usam maquiagem, podem escolher um modelo ventilado, para que o pó compacto não derreta e vire uma laminha no calor do verão soteropolitano. Os capacetes dos estudantes e adolescentes em geral podem ganhar adesivos das bandas ou artistas preferidos, vai ficar lindo, combinando com a mochila!

Agora vocês se perguntam: que viagem é essa? É falta de assunto para tratar no blog? Quem dera, assunto é o que não falta. A constatação da necessidade de uso de capacete, para quem não anda de ônibus e ainda não percebeu o óbvio é para nos proteger, pobres passageiros, da “sanha assassina” de outros passageiros. Senão, vejamos:

1 – Você que, assim como eu, também é um usuário diário de ‘buzú’, quantas vezes na semana leva cascudos no cocuruto cada vez que um passageiro levanta o braço para esticar a cordinha da campainha e pedir a parada no ponto e depois, novamente abaixa o braço e por um lapso, bate na sua cabeça?

2 – Quantas vezes levou sacoladas na nuca ou na testa quando um passageiro (geralmente passageiras) entram carregadas de sacolas de supermercado no coletivo?

3 – Quantas vezes correu o risco de perder um olho porque alguma tia daquelas que vão à igreja cedinho, devidamente armadas com um guarda-chuvas de ponteira, ergue o dito diante da sua cara como se enfrentasse o “Coisa Ruim” em pessoa?

4 – Quantas vezes levou sapatada de criança de colo?

Viram agora a necessidade urgente de capacete? E para completar, o kit poderia ainda conter outros acessórios como um par de caneleiras. Quantas vezes vocês já foram chutados pelos tênis, coturnos, botas, scarpins, sapatilhas e até chinelos dos passageiros que esquecem o básico da lei da física: “dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo”. Logo, para você passar, é preciso que eu saia, mas para eu sair, preciso saber que você quer passar… Duas palavras simples: com licença / obrigado (a), e o problema está resolvido!

Diante da escassez de “com licenças” e “obrigados (as)” no vocabulário baiano, seja ele erudito ou popular – o endurecimento do soteropolitano é multi classes (outro post abordará o tema, em breve) -, fica aqui neste singelo blog a sugestão da adoção imediata de capacetes e caneleiras para os passageiros dos coletivos da capital baiana. Pode virar uma lei municipal. Diante de tantas bobagens que os vereadores votam, como dia disso e dia daquilo, uma lei assim seria considerada utilidade pública. O governo, que gasta rios de dinheiro em tanta besteira, pode até subsidiar a iniciativa. Mas aí há o risco de superfaturamento e fraude…

Anúncios

5 thoughts on “Vai um capacete?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s