O conto A lenda do cavaleiro sem cabeça, do norte-americano Washington Irving (1783-1859), ganha nova edição em português, pelo selo Barba Negra, da editora LeYa Brasil, dentro da coleção Eternamente Clássicos. A história, de 1820, foi levada ao cinema por Tim Burton, em 1999, com Johnny Depp no elenco, e é considerada uma das obras mais populares dentre os clássicos de terror do século XIX.
O conto tem como personagem principal o estranho professor Ichabod Crane (papel de Depp no filme de Burton), que em 1799, é enviado ao condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos em que todas as vítimas são encontradas decapitadas. Os moradores da cidade acreditam que o criminoso seja o espírito de um ex-combatente de guerra, que vagueia todas as noites à procura de sua cabeça, perdida em batalha. Após uma festa na casa dos Van Tassel, família rica e influente de Sleepy Hollow, Crane é perseguido por essa estranha criatura, e com a ajuda de Katrina – filha do magnata Von Tassel por quem o professor nutre um amor impossível – começa uma investigação que pode lhe custar, literalmente, a cabeça…
Ficha Técnica
A lenda do cavaleiro sem cabeça
Autor: Washington Irving
Tradução: Santiago Nazarian
74 páginas
Preço: R$ 19,90
Pingback: Literatura » Blog Archive » O Fantasma de Canterville ganha nova edição pela LeYa Brasil
A edição da Barba Negra ficou linda, muito boa mesmo. A diagramação é ótima, as ilustrações encantadoras ( todas perfeitamente sombrias ) e a atmosfera de Sleepy Hollow faz você mergulhar de cabeça naquele ambiente gótico super legal. Entretanto, por mais que tenha amado o conto, ele não deixou de me decepcionar por conta das expectativas que tinha a partir da produção de Tim Burton. Esperarva uma trama muito mais complexa :/ De qualquer forma, vale muito a pena, gostei demais.
Só aviso para quem for ler: Não vá esperando tudo aquilo que o Tim Burton nos mostrou no filme, na verdade, espere bem menos! Só assim você pode gostar muito da história e não compará-la com a fantástica produção, caso contrário, pode acabar perdendo a cabeça rs
E estou no aguardo do Web Pop Book, que trás informações extras sobre o conto, além de detalhes sobre sua recepção e suas adaptações.
Adorei o blog!
Beijos,
Victor
Oi Victor, obrigada pela visita e pelo comentário tão rico em detalhes. Abs!