Minha professora do ensino médio era daquelas que colocava o amor ao magistério acima das dificuldades em lecionar em escola pública. Suas aulas de Literatura viravam saraus, dramatizações, juris simulados… Devo a ela, hoje uma grande amiga, ter lapidado o meu gosto literário. Lembro que fizemos uma tentativa, quando eu estava no segundo ano, de montar o Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Lembrei disso porque o texto ganhou uma versão em quadrinhos, lançamento da editora Peirópolis.
A versão em HQ do Auto da barca do inferno está quentinha, recém saída do forno, será lançada no próximo sábado, dia 6. É o sétimo volume da série Clássicos em HQ, que já roteirizou também obras como A divina comédia, de Dante Aleghieri.
O responsável pela adaptação da peça de Gil Vicente é o cartunista Laudo Ferreira, que manteve o texto original de 1517, recriando em quadrinhos os memoráveis diálogos entre os mais diversos tipos representantes da sociedade medieval, o Diabo e o Anjo, no dia do juízo final. As cores são do arte-finalista Omar Viñole.
O Auto da barca do inferno é uma das peças mais famosas de Gil Vicente, considerado por muitos como o autor que inaugurou a modalidade teatral em Portugal. Valendo-se da temática religiosa, muito forte na época, Gil Vicente critica os costumes da sociedade de seu tempo, sem fazer distinção entre as classes sociais. O mote é o juízo final e um debate entre o Diabo e um Anjo. A obra tornou-se um clássico e um marco na literatura e, atualmente, é leitura obrigatória nos principais vestibulares.
Ficha técnica:
Auto da barca do inferno em quadrinhos
Autor: Gil Vicente
Versão em quadrinhos: Laudo Ferreira
Editora Peirópolis – Série Clássicos em HQ
56 páginas / Preço: R$ 35,00