Nas Livrarias: A Legião Negra

A Legião Negra, do jornalista Oswaldo Faustino, é minha dica do dia. Publicação da Selo Negro Edições, a obra mostra a participação dos batalhões voluntários de afrodescendentes na Revolução Constitucionalista de 1932. Para quem não lembra das aulas de História do Brasil, essa foi a revolta contra a ditadura de Getúlio Vargas, instituída em 1930.

Segundo informações da editora, a ideia do livro surgiu quando o ator Milton Gonçalves contou para Faustino que gostaria de fazer um filme sobre a Legião Negra (foram três batalhões, ao todo) e pediu ao escritor que pesquisasse o assunto. Documentos e publicações de época, obras acadêmicas e entrevistas com familiares dos combatentes serviram de base para a obra. A pesquisa permitiu também a reconstituição do contexto social, cultural e econômico da São Paulo da década de 1930. A cada capítulo, Faustino recria os valores de uma época pautada pelo patriotismo, mas também por um intenso preconceito racial.

Vale lembrar que a Selo Negro Edições é a editora responsável por publicar a série Retratos do Brasil Negro, com perfis de personalidades e intelectuais negros. Inclusive, fiz aqui no blog a resenha da biografia de Lélia Gonzalez, que integra essa coleção. Para quem não conhece, eis o link.

Ficha técnica:

A Legião Negra

Autor: Oswaldo Faustino

Editora: Selo Negro Edições

224 páginas

Preço: R$ 50,90

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s