Citações, Geral, Literatura

“E, então, apontei para o mar”

“Eu tinha uma perspectiva desoladora da minha situação, pois, como fora parar naquela ilha depois de ter sido carregado, como contei, por uma violenta tempestade, totalmente fora da rota da viagem que pretendíamos fazer, e a uma grande distância, isto é, algumas centenas de léguas fora da rota habitual do comércio humano, eu tinha muitos motivos para pensar que se tratava de um desígnio do Céu e que naquele lugar desolado e de modo tão triste eu terminaria a minha vida. Lágrimas escorriam abundantes pelo rosto, enquanto eu fazia essas considerações e às vezes debatia comigo mesmo porque a Providência Divina arruinava suas criaturas daquela forma, desgraçando-as de modo tão absoluto, abandonando-as de maneira tão irremediável, desalentando-as de uma forma tão completa, que dificilmente seria racional ser grato por semelhante vida.

Mas sempre surgia rapidamente dentro de mim algo que refreava esses pensamentos e me repreendia; e um dia em particular, caminhando à beira-mar com a espingarda, encontrava-me muito concentrado em pensamentos sobre a minha situação, quando a consciência, por assim dizer, protestou de forma contrária, deste modo: ‘Pois bem, é verdade que você está numa situação desoladora, mas, por favor, lembre-se: onde estão os outros? Não vinham onze no bote? Onde estão os outros dez? Por que eles não se salvaram e você morreu? Por que você foi escolhido? É melhor estar aqui ou lá?’ E, então, apontei para o mar. Todos os males devem ser levados em conta com o bem que há neles, e com o mal pior que os acompanha”.

(Daniel Defoe, in Robinson Crusoé, pp. 107 e 108, Ed. Record, Rio de Janeiro, 2004)

1 thought on ““E, então, apontei para o mar””

Deixe uma Resposta

