Citações, Geral, Literatura

E essa camada de ozônio, ninguém pensava nela?

“Disse pra eles que eu ia pra praia e que ia tentar não morrer afogado, e uns até riram. Eu dei tchau e fui embora. E eu fui embora pensando em como era mesmo essa coisa de praia? Eu tinha ido umas vezes, há muito tempo, e não tinha gostado nem um pouco. Era um sol queimando a gente o tempo inteiro, e essa camada de ozônio, ninguém pensava nela? Aquele monte de raio ultravioleta invadindo e matando a gente de algum câncer de pele? E ainda tinha aquela areia se metendo entre os dedos da gente. E aquele monte de vendedor querendo que a gente comprasse quase tudo. E sorvete Kibon, e biscoito de polvilho, e que mais?

Eu sempre achei um horror essa coisa de praia. E agora, não tinha jeito. Era pra lá que eu tinha que ir. Pensei em inventar alguma coisa, mas lembrei que o Max tinha falado que se a gente começasse mentindo, a gente ia mentir sempre e eu não queria isso, não mesmo.

Bom, eu ia ter que ir até a praia.  Pensei e pensei. Eu tinha umas coisas pra vestir, acho que numa gaveta do quarto de cima na minha casa. Eu tinha um dinheiro, não muito, e protetor solar, sei lá, eu ia dar um jeito.

Cheguei em casa, troquei de roupa e fiquei pensando: nossa, eu ia ficar muito esquisito de bermuda, camiseta e sandália. Eu não era acostumado mesmo com esse tipo de roupa. Sacudi a cabeça e disse pra mim mesmo que precisava parar de pensar tanta besteira. Agora, o que eu tinha mesmo de fazer era ir até a praia. O resto, seja lá o que fosse, a gente ia ter que ver no caminho, como é que ficava.”

(Marcelo Carneiro da Cunha, Super, pp 74 e 75. Ed. Galera/Record, 2010, Rio de Janeiro)

3 thoughts on “E essa camada de ozônio, ninguém pensava nela?”

Deixe uma Resposta

