Cidadania, Geral, Jornalismo, Meio ambiente

Revista e programação especial pelos 30 anos do Tamar

O projeto Tamar, de conservação das tartarugas marinhas, completa 30 anos agora em 2011 e para marcar a data, lançou uma edição especial comemorativa da Revista do Tamar. Além disso, quem quiser conhecer um pouco da trajetória desse importante projeto ambiental, pode conferir a programação que acontece até o dia 04 de março no Salvador Norte Shopping (São Cristóvão).

Trabalhei fazendo reportagens para o Tamar e edições da revista, alguns anos atrás. Fiquei muito feliz ao receber um exemplar dessa edição comemorativa e ver que a coordenação e produção editorial da publicação ainda é da Dizer, do jornalista Otto Freitas, meu ex-chefe. Aprendi muito com ele, que faz parte de um time de jornalistas que admiro bastante e que marcou minha carreira no começo. É bom lembrar dos tempos de “assessora das tartarugas e das baleias”. Além do Tamar, também fazia matérias para o Instituto Baleia Jubarte, sempre sob a coordenação de Otto, que ajudou a modelar meu texto, criticando, aparando arestas e elogiando nas horas certas.

A mostra no Salvador Norte Shopping é uma boa opção para quem vai ficar em Salvador durante o Carnaval. Além de vinte painéis com fotografias de tirar o fôlego, há exposição de vídeos e um espaço infantil que funciona de segunda a domingo, das 14h às 17h, com oficinas de origami, desenho, pintura, contação de histórias, montagem de brinquedos com material reciclável, teatrinho de bonecos, pintura facial e sessões de cineminha.

Já a revista traz reportagens sobre os 30 anos do Tamar, as comunidades em que o projeto atua (ligadas às 23 bases de monitoramento mantidas no litoral do país), as novas pesquisas sobre as tartarugas marinhas e outros textos bem legais. Me bateu uma nostalgia enorme ao ler o trechinho do release que fala das tartarugas:

“Animais migratórios, viajantes dos mares, as tartarugas marinhas são recursos naturais compartilhados por todas as nações ao redor dos oceanos…O Brasil integra o esforço internacional para preservar as tartarugas marinhas…” e por aí vai. Perdi a conta das vezes em que escrevi sobre isso e sobre a importância do litoral baiano na migração e reprodução de cinco espécies desse animal fascinante.

Acredito que meu filho quer tanto ser biólogo porque ele era pequeno nessa época em que eu escrevia para o Tamar e eu vivia falando muito dentro de casa em conservação, tartarugas, meio ambiente, biodiversidade. Também trazia as revistas para casa, levei ele na base em Praia do Forte uma vez, viajei para a base de Florianópolis quando ele estava com uns seis para sete anos… Esse tipo de coisa deixa impressões profundas nas crianças e é aí que reside a esperança da humanidade de que essa nova geração vai conseguir consertar o tanto de besteira que foi feito até agora.

Só que de nada vai adiantar entregar um planeta em estágio terminal para essa turminha remendar. Alguma coisa precisa ser feita desde já e o tempo está esgotando…

Anúncios

4 thoughts on “Revista e programação especial pelos 30 anos do Tamar”

  1. Nossa, quase que não consigo ver a exposição porque só li este post agora!!! Vai até amanhã, né??? Eu sou apaixonada pelo projeto Tamar e admiro a qualidade e carinho com que o trabalho é feito. É um projeto a ser copiado e disseminado mundo afora. Me delicio a cada visita aos locais do projeto na Bahia e tenho orgulho de ter compartilhado alguns momentos super especiais, como a soltura das tartaruguinhas. Excelente! Amei o post.
    Beijão, flor!

  2. Que massa, Andreia, você foi assessora do Tamar. Deve ter sido uma experiência bem marcante, como deixa entrever no seu relato. Tive contato com o projeto quando pequeno lá em Praia do Forte e fiquei fascinado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s