Cotidiano, Crônicas, Geral

Energia pesada de fim de ano

Alguém sabe me dizer por que as guirlandas natalinas se parecem tanto com as coroas fúnebres?

Ouço desde criança as pessoas próximas falarem da energia pesada e um tanto esquizofrênica que sacode o planeta nos finais de ano. Os místicos diriam que tem relação com a simbologia de um ano morrer e outro nascer e que toda morte, mesmo a esperada, traz luto; enquanto todo nascimento, “todo parto”, é traumático.

Mas, deixando de lado o esoterismo e a psicologia de almanaque, tenho a singela e nada inédita teoria de que a culpa da “energia pesada” é nossa. Deixamos para resolver nossas pendências aos 45 minutos do segundo tempo e rezando para que a providência divina esteja de bom humor e nos conceda um tempinho extra; fazemos listas intermináveis de resoluções de “ano novo” que jamais serão cumpridas simplesmente porque, quando o tal do ano novo começa, nos escondemos na boa e velha rotina porque sair dela dá um trabalho e um medo desgraçados; tentamos, via corrida desenfreada ao shopping center, compensar com o brilho efêmero das coisas inúteis as ausências e carências do ano todo, quiçá de uma vida inteira.

Se tudo isso até agora enumerado – e mais alguma coisa que se esconde nos recônditos da alma humana – não gerar angústia e insônia, é porque estamos falando de estátuas de sal e não de pessoas.

Tem solução? Provavelmente sim, mas não é fórmula mágica e nem receita de bolo. Cada um vai encontrar a sua forma de lidar com a angústia e com a tal da energia pesada de final de ano. Alguns vão recorrer ao divã, outros vão pirar de vez, aqueles continuarão obstinadamente recusando-se a fazer parte da roda do consumo natalino desenfreado, enquanto esses vão meditar e aprender a respirar como os lamas; terceiros vão surtar temporariamente, uns quantos vão desfiar rosário inteiro de orações…

E há ainda os indivíduos como eu, que vão recorrer às palavras!

Anúncios

4 thoughts on “Energia pesada de fim de ano”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s