Ando pesquisando há algum tempo as letras de Noel Rosa sobre mulheres para um artigo da faculdade. E, no meio da garimpagem, achei essa letra abaixo, que me lembrou Chico Buarque. Cabe muita interpretação, muita análise e quando o artigo ficar pronto, salvo lá no Issu.com e coloco o link aqui para os interessados. Por ora, a letra de Noel que bem poderia ter sido escrita por Chico:
Fiquei Sozinha
Composição: Noel Rosa e Adauto Costa (1931)
Fiquei sozinha,
Abandonada, implorando o teu perdão
Fiquei sozinha,
Desesperada com a tua ingratidão
Seu teu perdão, amor,
Eu vivo a padecer
Sem ter o que comer
Sem um vintém para beber
Oh, vem depressa, vem!
Isso não é papel
Se não voltares
Eu arranjo um coronel
Sem a tua companhia
Não posso resistir
Vendo o prazer fugir
Sem um lugar para dormir
Pra me vingar de ti
Farei o que puder
Não é assim
Que se despreza uma mulher
Oi Fernando,
Peguei disciplina como aluna especial em Cultura e Sociedade, na UFBA. Mas ainda preciso submeter o projeto para entrar como aluna regular.
acho muito bacana estudos sobre representações, vc está fazendo mestrado em quê, andreia?
Oi Beto,
São mulheres em contextos sociais e tempos históricos diferentes, daí o ressentimento em Chico ter outra conotação que não este da canção de Noel. Mas o texto que estou escrevendo não tem relação nenhuma com Chico Buarque, que aliás já se confessou discipulo de Noel. O artigo é sobre a representação feminina nas canções de Noel Rosa, que tem relação com o próprio status da mulher brasileira na década de 30. Minha intenção é estudar a representação feminina na música no mestrado, daí que o tema tá virando minha “obsessão”. Quando o artigo ficar pronto, coloco aqui para quem tiver paciência, rsrsrsrsr. Beijão!
Olá, Andreia. Acho que a mulher que habita a alma de Chico, mesmo quando ressentida, é menos vingativa.