Literatura

Às voltas com as mulheres de Jane Austen

– “Elinor – exclamou Marianne – acha que está sendo justa? Será que tenho poucas ideias? Porém, entendo o que disse. Fiquei muito à vontade, muito feliz, muito franca. Estive em falta com toda a noção comum de decoro, fui aberta e sincera, quando deveria ter sido mais reservada, desanimada, tola e hipócrita. Se tivesse falado apenas do tempo e das estradas, e se tivesse aberto a boca apenas uma vez a cada dez minutos, teria sido poupada dessa repreensão”.

Marianne Dashwood responde A uma bronca de sua irmã mais velha, Elinor, que condena seu comportamento “livre” durante um evento social com membros da aristocracia. A escritora Jane Austen coloca na boca de Marianne a sua própria crítica às relações sociais baseadas no fingimento, que marcaram a sociedade do seu tempo (opa, algo familiar aí em certas relações sociais contemporâneas). O trecho foi extraído do romance Razão e Sensibilidade. Meu novo desafio literário é escrever sobre a reedição das obras da autora, considerada a personalidade mais influente da cultura britânica depois de Shakespeare.

Anúncios

2 thoughts on “Às voltas com as mulheres de Jane Austen”

  1. Também acho lindo. Estou escrevendo sobre o universo de jane Austen pro caderno 2+ (ando colaborando com eles na área de literatura).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s