“A internet transforma o seu cérebro”

As aspas que nomeiam o post pertencem ao neurocientista Gary Small. Em agosto passado, o cientista deu uma longa entrevista à sessão Vida Digital, da Veja.com. O texto porém, chegou para mim apenas esta semana, de uma forma pouco usual, mas perfeitamente coerente nos tempos pós-modernos. Meu filho de 12 anos foi quem trouxe a entrevista como dever de casa, em um exercício de interpretação, para a disciplina Língua Portuguesa.

Gary Small fez uma pesquisa com voluntários entre 55 e 76 anos. Colocou-os para navegar na internet e monitorou as reações cerebrais, a nível de sinapse neuronal (a conexão entre os neurônios que torna possível a informação “viajar” pelo nosso cérebro, entre outras muitas funções). Descobriu alterações significativas no funcionamento do cérebro dos usuários constantes de computador e internet, algumas muito boas, outras nem tanto.

Pode parecer uma velha novidade ler as advertências e conclusões de Gary. Não é de hoje que se estuda as novas tecnologias e seus impactos no ser humano, tanto do ponto de vista sociológico quanto do biológico, sem contar com todos os estudos de comunicação e cultura entre um extremo e outro.

A principal conclusão da pesquisa de Gary Small diz respeito ao “fosso” entre gerações, que desenha-se em contornos muito pecualiares nesses nossos tempos de navegação ubiqua. Como legítima representante da categoria dos migrantes digitais, entendo na carne (ou nos neurônios), o que o cientista quer dizer.

Para quem não leu ainda, eis o link da entrevista. Vale a pena pensar no assunto.

 

2 pensamentos sobre ““A internet transforma o seu cérebro”

  1. Pingback: Atenção parcial em coisa nenhuma | Mar de Histórias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s