Querido Diário

Divagações sobre escrever uma monografia

Quem disse que seria fácil, ou mentiu ou não testou a coisa direito. Conter uma alma naturalmente dispersa, interessada em um pouco de tudo, em algumas dúzias de páginas, é tarefa inglória. Quem foi que inventou a metodologia? E tantos filmes para assistir, tantos livros sedutores, uma brisa boa aqui no quarto, uma janela ampla aberta para o sol, pestanas que se fecham naquela sonolência típica da chegada de uma primavera só no nome em terras de eterno verão. ..

Mas o método me chama, a pesquisa científica, a contenção da explosão bruta,  da curiosidade não lapidada. Se um atleta consegue condicionar o corpo,  também podemos treinar a mente (ave Santo Inácio de Loyola!). Mas é tudo tentativa em desengavetar as informações arrumadinhas, em sequência, de leituras e mais leituras que acotovelam-se umas sobre as outras e acumulam-se espalhadas em pilhas, caixas, cantos da mente. E  a alma rebelde divaga, busca uma canção, lembra-se de repente das obrigações, sobressalta-se e retoma o fio do raciocínio. Fio? Cadê o fio meu Deus?!

Tem uns trechos de diálogo sussurrados aqui no meu ouvido, certamente algum personagem querendo nascer. Mas um conto assim, caudaloso, arrebentando a represa tão contida e alicerçada da pesquisa científica?!

Toma tenência na vida, menina! Isso lá é hora de criar ficção, quando a realidade (é real mesmo?) da vida acadêmica chama com uma urgência e uma autoridade ditatorial na voz? Ai ai, essa janela aberta, esse sol, o céu de brigadeiro… e as páginas virgens diante de mim…

P.S.:  e eu ainda estou na fase do pré-projeto!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s