Autores, Dicas de leitura, Literatura

Dica de leitura: Violência sob a ótica da psicanálise

Joel Birman é um dos autores que consta na bibliografia do mestrado em Cultura e Sociedade da UFBA. Dele, está na minha lista para ler: Cartografias do feminino. Nesta segunda, recebi por e-mail, da assessoria da Editora José Olympio (Grupo editorial Record) indicação de um novo livro do autor, Cadernos sobre o mal, em que analisa as diversas manifestações da violência na atualidade. Joel Birman estudou vários escritos sobre o tema ao longo da história e utilizou a psicanálise para explicar este fenômeno. Em sua análise, Birman destaca que a existência de problemas sociais crônicos no Brasil faz com que a violência seja parte do cotidiano do brasileiro. Através da psicanálise, ele explica essa situação e suas conseqüências. Cadernos sobre o mal, sai pelo selo da Civilização Brasileira e chega às livrarias nesta quarta, 15. Abaixo, replico o material da editora e coloco o serviço para os interessados:

====================================

Violência sob a ótica da psicanálise

 

Joel Birman
Joel Birman

As novas formas de violência e de agressividade são analisadas por Joel Birman em Cadernos sobre o mal. Através da psicanálise, campo do saber que há muito já trata do tema crueldade, o autor lança novos olhares sobre as diversas manifestações desta faceta da natureza humana.

Grandes nomes da intelectualidade mundial foram consultados por Birman: Sigmund Freud, Adorno, Walter Benjamin, Lacan, Maquiavel e muitos outros, que já trataram sobre o tema da violência – crueldade, contribuíram para a construção teórica do livro.

Hoje, as grandes cidades brasileiras vivem em estado permanente de alerta devido à escalada de episódios de extrema violência. Levando em conta este cenário, Birman afirma que a perseguição e a paranóia são, sem sombra de dúvida, as formações psíquicas mais bem distribuídas entre nós.

O livro apresenta caminhos para um melhor entendimento deste fenômeno e, assim, ajudar no fardo que hoje se constitui viver em uma sociedade sitiada e ostensivamente segregada. O autor ressalta que o objetivo da publicação é transcender o espaço da Academia e empreender um esforço extra-disciplinar para tratar deste tema.

Em sua análise, Joel Birman demonstra que há diversas formas de agressividade e violência e traça um paralelo entre elas: a delinquência entre as classes menos abastadas tem como correspondente a corrupção e o crime do colarinho branco entre as classes média e alta.

O autor alerta para o problema da violência não ser restrito ao Brasil e estar presente em todo o cenário internacional. Porém, ele destaca que a inconsistência das instituições brasileiras aliada à desigualdade social no país faz com que esta problemática ganhe proporções “quase apocalípticas”.

O psicanalista Joel Birman é pesquisador do programa de mestrado e doutorado em Teoria Psicanalítica da UFRJ e autor de diversos livros. Entre eles: Mal estar na atualidade, Arquivos do mal-estar e da resistência, Gramáticas do erotismo e do recém-lançado As pulsões e seus destinos, que integra a Coleção Para Ler Freud. Todos publicados pela Civilização Brasileira.

Serviço:

cadernos sobre o malCadernos do Mal

Joel Birman

Civilização Brasileira

336 páginas

Preço: R$ 49,90

Para acessar esta e outras obras de Birman: www.record.com.br

Advertisements

4 thoughts on “Dica de leitura: Violência sob a ótica da psicanálise”

  1. Engraçado é que por mais que os pensadores contemporâneos tentem, não conseguem deixar de dialogar com Marx, ele foi realmente um visionário, pq escreveu no século XIX! Até muda a forma de interpretação da sua obra – aliás, usam a obra dele pra justificar de tudo, para o bem e para o mal, mas não muda a essência das dicotomias analisadas por ele.

  2. São as velhas conclusões de Birman, infelizmente a história da nossa sociedade não quebra o ciclo. Mas fiquei curiosa em ler as velhas conclusões sob a ótica da psicanálise.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s