Filosofia, Música

Ouça a canção do mundo

gramofoneUma das disciplinas do mestrado em Cultura e Sociedade trata da relação entre história e música, ou melhor dizendo, do quanto da história social e cultural de um povo é possível apreender através da música. Sim, queridos leitores, provavelmente, influenciada pelas novas leituras, falarei muito aqui no blog sobre música, história, identidade, gênero, etnia, contemporaneidade,  e… sobre convergência e jornalismo multimídia, outra coisinha que ando estudando. Tenho interesses múltiplos e diversos, curiosidade por um pouco disso e daquilo. Respostas nem sempre eu tenho, mas perguntas não me faltam.

Aos interessados, gostaria de dividir o trecho abaixo, que faz pensar:

“Quem se dispuser a escutar o som real do mundo, hoje, e toda a série de ruídos em série que há nele, vai ouvir uma polifonia de simultaneidades que está perto do ininteligível e insuportável (…) Os registros da escuta habitual estão completamente embaralhados. O modo predominante de escutar (em ressonância com o da produção de som industrial para o mercado) é o da repetição (ouve-se música repetitivamente em qualquer lugar e a qualquer momento)”

José Miguel Wisnik, O som e o sentido, Cia.das Letras, São Paulo, 1989, pp. 48 e 50

Anúncios

2 thoughts on “Ouça a canção do mundo”

  1. Na Pós Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, PosSocial, com Milton Moura, Leandro Colling… Não pretendo encarar Monclar de novo, mas se acontecer, acho que agora sou um pouco mais madura,rsrsrsrs,vou sobreviver. Beijão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s