Crônicas, Datas, Geral

É a cara do pai!

pai-e-filhoEnquanto a mãe fazia força na sala de parto, o pai, na recepção do hospital, lia o jornal de cabeça para baixo e fumava o charuto com a ponta acesa dentro da boca e isso era só o começo de uma longa jornada de acertos e, lógico, alguns erros no meio do caminho. Na visão clássica da paternidade, pai é aquele que provém e mãe é a que educa. Felizmente, nos tempos pós-modernos, a responsabilidade dos pais na educação é tão importante quanto a das mães. No entanto, o modus operandi, digamos assim, é diferente. Talvez resida aí – na falta de compreensão de que homens e mulheres são seres distintos e que cada um pode contribuir dentro das suas diferenças para a formação de um filho, complementando-se nas limitações -, boa parte do drama da paternidade nos dias de hoje. Há 60 anos, enquanto as mulheres ficavam em casa lavando, passando e criando a meninada, o papel do pai era muito claro na sociedade: ele era aquele que saia de casa cedo, trabalhava ‘duro’ para não faltar nada à família, era temido e tinha sempre a última palavra. Com a ida das mães para essa mesma ‘vida na rua’ que os homens sempre levaram, muitos deles tiveram de aprender a dividir os papeis dentro de casa e tiveram sua cota de fraldas e mamadeiras para dar conta. Mas essa transição até hoje ainda não se completou. As mulheres ainda são muito mais exigidas – e cobradas socialmente – para manter a casa  – e os filhos – em ordem, como se isso fosse obrigação apenas delas!

No entanto, também não dá para comprar a versão comercial de cartão de crédito, de que todo pai para ser ‘um pais de verdade’ tem de ser, na verdade, uma mãe. Não, ele tem é de ser PAI, com todas as letras em maiúsculo e afirmar-se enquanto pai, sabendo dar carinho como pai, conversar como pai, cozinhar como pai, entender como pai, exercer autoridade como pai. Comparar um pai com uma mãe é falta de respeito com os dois!

pai_blogComo referência paterna, além do próprio pai, uma criança tem sempre outros homens da família em quem se inspirar ou a quem não imitar jamais. Um homem de verdade, no sentido de ético, solidário, com valores, vai ser, muito provavelmente, um pai de verdade. Existem homens assim. Alguns que aprenderam com seus pais, outros com outros homens que fizeram o papel de pais na sua infância e ainda aqueles que aprenderam com suas mães ou com o mundo o que significa colocar na prática essa palavrinha de três letras: p-a-i. Apesar de ser chavão, a frase que diz que ‘pai é quem cria’ é mais que válida na atualidade, em que os arranjos familiares se fazem, desfazem e refazem de todas as formas possíveis e em tempo recorde. Algo impensável no tempo dos nossos avós, quando o casamento, bom ou ruim, era indissolúvel.

Tem crianças que tem dois pais e nenhuma mãe, outras tem pai e mãe, uma parte considerável tem em tios e avôs suas referências de paternidade, algumas tem padrasto (que não deixam de ser pais por não terem contribuído com genes). Na minha concepção, ser pai de alguém é uma tarefa que está muito acima de uma mera transferência de cromossomos. “Que lindo, ele é a cara do pai!” é uma frase que tem sentido muito mais amplo do que apenas características físicas.

Ser a cara do pai é reproduzir as qualidades herdadas dele e tentar traçar um caminho contrário ao dos seus erros. Ser a cara do pai é perpetuar as lições importantes que diariamente, mesmo que não sentem para discutir a relação como nossas mães fazem, eles nos ensinam com seus gestos e atitudes. Que todos nós, em algum momento, ficamos frustrados com os nossos pais, isso com certeza! Mas alguma coisa deles, até os defeitos bobos, temos escondidos em algum lugar.

Feliz Dia dos Pais a todos os pais que são pais de verdade (com genes e tudo), mas também aos que são tios, avôs, amigos, padrastos, primos, vizinhos…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s