Goosebumps – “calafrios” para tremer…e rir!

Na busca por bons livros, eu e o jovem e intrépido Snakytheu esbarramos há algum tempo em uma prateleira de livraria colorida pelos títulos da série Goosebumps (calafrios, na tradução do inglês), criação do escritor infanto-juvenil R.L. Stine e uma espécie de best seller da literatura de suspense e terror para crianças e adolescentes. No Brasil, os livros são publicados pela editora Fundamento.

sorria e morraOs títulos que nos chamaram atenção nesse primeiro contato lembram as obras de Tim Burton (A Noiva Cadáver, O Estranho Mundo de Jack, Eduardo Mãos de Tesouro, Peixe Grande e outros), um dos diretores de quem mais gosto. São eles, Sorria e Morra! e Sorria e morra…Outra vez! A história dos dois livrinhos gira em torno de uma câmera fotográfica amaldiçoada, que distorce as imagens fotografadas e faz com que as tragédias retratadas se tornem realidade. Obviamente, por se tratar de uma obra para crianças, os acidentes previstos pela câmera têm mais relação com pisar em cacos de vidro sem querer, ou tirar um D na redação da escola, do que com assassinatos e outras coisas mais atrozes. Não faltam casas sinistras e uma atmosfera de bosque mal-assombrado, além de algumas bizarrices escatológicas, como gosmas e afins, que as crianças nessa faixa adoram.

sorria-e-morra-outra-vezO forte dos livros – além dos dois Sorria e Morra, também já li A Maldição da Tumba da Múmia e O Lobisomem do Pântano da Febre -, é a narrativa de suspense e a exploração de forma muito bem humorada dos temores típicos na faixa dos 10 aos 15 anos: pagar mico diante dos amigos ou daquela menina bonita, perder o ano, além das situações embaraçosas típicas dos teens, boa parte delas protagonizadas por pais e mães.

As histórias são curtas, pequenos contos de mistério, suspense e terror que bebem na fonte clássica das Histórias Extraordinárias do mestre Edgar Allan Poe, só que com uma linguagem mais atual e compreensível para meninos e meninas que crescem navegando na web. Não faltam porém, as situações típicas de quem brinca em playgrounds, jardins, parques, anda nas ruas de pequenas ou grandes cidades, vai ao cinema, ao shopping. Ou seja, o cenário é familiar, o que deixa os pequenos leitores bem à vontade. Os livros têm em média 100 páginas, o que ajuda aos mais preguiçosos a ler a história até o final.

lobisomemA série possui uma grande quantidade de títulos – calculo que mais de 30 – mas que podem ser lidos em qualquer ordem (com exceção dos dois Sorria e Morra, que seguem a sequência de uma única história dividida em duas partes). A criança tem também a vantagem de só comprar os títulos que mais a interessarem, dentro dos diversos oferecidos. E o preço, pelo menos nas livrarias aqui em Salvador, fica em torno de R$ 25,00. Mas já vi na internet (no Submarino, Americanas.com e assemelhados) pacotes com vários títulos em que cada volume sai até por R$ 10,00.

mumiaUma crítica negativa é quanto à qualidade da revisão editorial. Esteticamente, os livros são lindos, com uma super arte nas capas, papel muito bom, bem diagramados. Literariamente,também são histórias engraçadas, que provocam alguns sustos, criam uma expectativa gostosa  – quem gosta de livros de terror e suspense sabe do que falo – e, trazem informações curiosas e educativas, sem que para isso o autor precise ficar dando lição de moral. Mas a revisão das traduções brasileiras carece de cuidado, para evitar erros de digitação que comprometem a qualidade editorial e a credibilidade do produto. Taí um detalhe importante para a editora Fundamento rever.

==============================

Leia também:

>>Trecho de Sorria e Morra! no blog 1/2 Livro e 1/4 de Imaginação

>>Trecho de Sorria e Morra…Outra vez! idem

=============================

Vale visitar:

>>O site oficial da série Goosebumps no Brasil

Advertisement

5 pensamentos sobre “Goosebumps – “calafrios” para tremer…e rir!

  1. Pingback: Leituras de guri | Mar de Histórias

  2. goosebunps é demais. Pena que nao passa mais, eu adorava assistir os episodios. agora eu baixo os episodios de goosebunps para mim. lembra a minha infancia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s