Artigos, Datas, Geral

20 de Julho: Dia do Amigo

Amizade sf. Sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas que em geral não são parentes nem amantes.

Amigo adj. Que é ligado a outrem por laços de amizade. Amistoso. Companheiro, protetor.

(Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa; editora Nova Fronteira)

==========================

amigosNão sou do tipo que telefona todos os dias ou faz declarações de amor rasgadas, mas não hesito em dizer a um amigo o quanto o amo, se o sentimento for verdadeiro. Neste fim de semana, recebi uma declaração de amor, de uma amiga, via e-mail. Estava assistindo aula, conectei a internet para fazer um exercício proposto pelo professor, dei uma olhadinha rápida no meu e-mail e lá estava a declaração de amizade sincera. Hoje, o Dia do Amigo propriamente dito, acordei com uma esfuziante ligação de uma das minhas tias, desejando um sonoro “Feliz Dia do Amigo” para minha mãe. As duas são ex-cunhadas e amigas há quase 40 anos. Se conheceram antes do namoro dos meus pais, o casamento deles durou oito anos, mas as duas são inseparáveis desde muito antes de eu nascer e olha que já tenho 35! Situações como essas, receber declarações de improviso, ver a amizade de mamãe e titia, me fazem acreditar que a união entre dois verdadeiros amigos vai muito além de um verbete de dicionário colocado ali acima, no início do post, para relembrar o conceito à quem anda esquecido. No corre-corre diário, muitas vezes não temos tempo de ver nossos amigos como gostaríamos – eu mesma tenho um terrível problema de agenda – mas isso não nos impede de lembrar deles, de sentir por eles uma ternura que ultrapassa a troca de presentes e o contato físico. Quantas vezes um amigo te socorreu em uma situação difícil? Ou quantas vezes, você, que vive numa labuta diária insana, se colocou a postos só com a primeira chamada de um amigo? Perdi a conta das horas que ganhei ao telefone, ouvindo aquela amiga querida chorar o fim de um relacionamento ou então repetir pela centésima vez como foi que ela e o atual namorado se conheceram e o quanto estão apaixonados… Amizade é cumplicidade, paciência, carinho e, principalmente, saber dar ao outro a liberdade que ele precisa para fazer a amizade respirar, crescer, dar frutos e durar décadas. Poderia teorizar bastante aqui sobre os amigos e sua importância nas nossas vidas, mas vocês, que têm nem que seja um amigo, sabem bem do que falo. O que desejo a todos é uma amizade tão longa quanto a de minha mãe e minha tia, uma amizade que supere as diferenças de crenças, opiniões, visões de mundo; uma amizade que complemente e que não tenha medo de dizer quando estamos errados, que faça da crítica um meio para nosso crescimento, que aceite ouvir, que tenha as frases certas para nos tirar da tristeza. Desejo ainda amigos que te façam rir até a barriga doer e que chorem junto. Que te mostrem a luz no fim do túnel e que não hesitem em pegar na sua mão e conduzi-lo pelo caminho das pedras. Mais ainda, desejo que todos vocês tenham amigos que transformem as pedras do caminho em pétalas de rosa. E, para quem faz questão de saber a origem de tudo, mais para baixo, algumas curiosidades sobre o Dia do Amigo, algumas duplas inseparáveis e um soneto de Vinicius de Moraes, em homenagem a todos os amigos do mundo!

Amigos para sempre

Dia do amigoAlgumas duplas de amigos, reais ou da ficção, são inseparáveis como pão e manteiga, queijo e goibada. Assim de improviso, consigo pensar em pelo menos quatro: Cascão e Cebolinha, Laurel e Hardy (O gordo o magro), Mickey e Pateta, Batman e Robin… O Terra fez uma listinha com celebridades que vivem grudadas, acesse aqui. E você? Consegue lembrar de alguma dupla colada com super bonder? Deixe a sua listinha de amigos para sempre na caixa de comentários do post e Feliz Dia do Amigo!

Origem do Dia do Amigo

chegada do homem à luaHoje não é só o dia do amigo, é também a comemoração da chegada do homem à lua – em 20 de julho de 1969, há exatos 40 anos, o astronauta norte-americano Neil Armstrong diria a sua célebre frase “Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade”, ao pisar pela primeira vez o solo lunar. Acredita-se que o Dia do Amigo foi criado por um dentista argentino chamado Enrique Ernesto Febbraro inspirado no feito de Armstrong. Febbraro considerou a conquista espacial como um símbolo, uma oportunidade para fazer amigos em outras partes do universo e decidiu começar aqui mesmo, pelo planeta Terra. Para isso, ele criou um lema: “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”. Dez anos depois, o decreto 235/79, instituiu oficialmente o Dia do Amigo na Argentina. De lá, a data espalhou-se por outras partes do mundo, até chegar ao Brasil. Nos Estados Unidos, comemora-se o International Friendship’s Day no primeiro domingo do mês de agosto.

=================================================

Um poema para todos os amigos

Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica…

(Vinicius de Moraes)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s