O castelo animado

castelo animadoAdoro animações. Após uma tentativa frustrada de rever Wall-E, o DVD aqui de casa é temperamental, (ainda uso DVD em tempos em que ser descolado significa baixar filmes pela internet), escolhi rever O Castelo Animado, de Hayao Miyazaki, o mesmo de A Viagem de Chihiro.

Quando O Castelo Animado foi lançado, em 2004, levei meu fiel escudeiro para assuntos cinematográficos infanto-juvenis (Mytreusis, então com seis anos) para assistir lá no Cinema do Museu. Nós dois temos uma paixão declarada pelo aconchegante cineminha do Corredor da Vitória. Não é cheio, “parece teatro né mamãe”, e ainda tem um café debaixo de uma árvore. Aaahh, e as pedras antigas – Museu Geológico – para um futuro cientista.

O bacana é que meu fiel escudeiro quis rever o filme comigo e como está mais crescido, com penugem no buço e tudo mais, a experiência foi mais interessante e a compreensão idem. Faltou a árvore, o café e as pedras antigas, mas o filme é um encanto.

Delicado, O Castelo Animado conta a história de Sofie, uma adolescente que é enfeitiçada por uma bruxa e transformada numa idosa de 90 anos. Em meio a príncipes amaldiçoados, magos que tiveram o coração devorado por demônios do fogo e guerras insensatas entre reinos vizinhos, Sofie parte numa jornada em busca da juventude perdida e do amor. Adoro as metáforas  das animações orientais, o intrincado panteão dos seus deuses e mais ainda, os finais felizes que são pura poesia, porque em meio a tanta  explosão de cores, sempre sobra um tom cinzento, como a própria vida.

casteloanimado 2Tanto A Viagem de Chihiro quanto O Castelo Animado são mais apreciados por adultos ou crianças mais velhas, porque os diálogos são mais complexos, a narrativa é lenta, nada da esquizofrenia de perseguições de gato e rato das animações convencionais. É como admirar uma pintura. Minha sorte é que tive um filho que, apesar da energia típica da idade, sempre teve seus momentos de contemplação. Nossas experiências cinematográficas rendem boas lembranças. E já estamos de novo a cata de algum filme para ver ou rever. Encaramos qualquer desafio, dos heróis da Marvel a expectativa de assistir Up, a nova animação Disney/Pixar em 3D.

Recomendo O Castelo Animado para quem gosta do gênero. É uma história de amor, lírico como um verso. Vale também ver ou rever A Viagem de Chihiro, igualmente fascinante.

Veja o trailer

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s