Baú de Histórias, Querido Diário

A queda do muro de Berlim

Eu tinha 15 anos e decidi que iria ser jornalista no dia em que a TV exibiu a cena de milhares de alemães emocionados, arrancando os pedaços de concreto do muro que dividia Berlim e suas vidas ao meio. Naquele dia, nos idos de 1989, sonhei em me tornar correspondente internacional. No arroubo da idade, influenciada por professores iconoclastas, incendiários mesmo, eu queria cobrir guerras. Vinte anos depois, sem ter visto nenhuma guerra além daquela diária travada nas esquinas da cidade onde vivo, uma nostalgia profunda me invade. Começou na noite de ontem, o último dia de abril, o meu mês. A culpa foi do infográfico de uma agência internacional, uma linha do tempo relatando os principais acontecimentos que culminaram com a abertura da cortina de ferro e o redesenho do mundo atual,  globalizado (para o bem e para o mal).

Hoje, mais uma dose de nostalgia. Do quarto de Bobbie vem ecos de um passado nem tão distante, a trilha sonora que embalava o antes, durante e após queda do muro de Berlim aqui no Brasil: Nenhum de Nós, Ira, Plebe Rude, Legião Urbana, Biquini Cavadão.

Acompanhar a linha do tempo da AFP (Agência France Press) me lembrou o quanto é bom ser quem sou, o quanto foi bom ter visto aquelas cenas ocorrerem, mesmo que pela TV, o quanto foi bom debater aquilo tudo em sala de aula, com meus amados professores iconoclastas, alguns decididamente anarquistas.

Lembrei de um post que li no blog de Saramago, sobre o direito à memória. O escritor português comentava a descoberta da proteína que pode ser desativada e nos fazer esquecer aquilo que não desejamos mais lembrar. Concordo com Saramago, “minha memória sou eu, não quero esquecer nada”.

Para entreter outros nostálgicos…

Até quando esperar

1 thought on “A queda do muro de Berlim”

  1. Nossa, muito legal esse post!
    15 anos, querer ser jornalista, ouvir Nenhum de Nós… Esse texto foi sobre mim??? Rsrsrs… Just kidding!
    Muito bom mesmo!
    Abç

Deixe uma Resposta

